InícioGravidezCalculadora de idade gestacional: Em meses e semanas

Calculadora de idade gestacional: Em meses e semanas

-

Saber a idade gestacional do seu bebe é importante para se programar para o grande dia. Além disso, acompanhar o seu bebe e saber se ele está se desenvolvendo corretamente conforme cresce dentro da sua barriga, é o maior benefício de saber a sua idade gestacional.

Pensando nisso, o blog Conversa de Mãe elaborou uma calculadora gestacional para você consultar a idade do seu bebê sempre que quiser e é muito fácil usá-la.

Insira na calculadora abaixo a data do início da sua última menstruação (DUM) e saiba com quantas semanas você está e qual a data provável do parto.

Como é feito o cálculo da idade gestacional?

A idade da gravidez corresponde ao número de semanas contados a partir do primeiro dia da sua menstruação. Contamos a gravidez em semanas, e não em meses, por que os dias do mês não tem uma duração fixa, por isso as semanas são bem mais precisas na hora de saber o tempo de gravidez.

Uma gravidez dura cerca de 280 dias, ou seja 40 semanas em média podendo chegar até 42 semanas. Mas a partir das 37 semanas o bebê pode nascer a qualquer momento, podendo ser considerado um parto a termo.

Sendo assim, ainda que as semanas sejam mais precisas na hora de calcular, é importante frisar que os calculos são uma previsão.

Para calcular é bem simples, basta saber a data do primeiro dia da sua última menstruação e contar em um calendário quantas semanas se passaram até a semana atual.

E para calcular em qual mês/trimestre você se encontra, basta pegar o resultado da usa calculadora e comparar com a tabela abaixo.

1º Trimestre 1 mês Até as 4 semanas e meia de gestação
1º Trimestre 2 mês 4 semanas e meia a 9 semanas de gestação
1º Trimestre 3 mês 10 a 13 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 4 mês 13 semanas e meia a 18 semanas de gestação
2º Trimestre 5 mês 19 a 22 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 6 mês 23 a 27 semanas de gestação
3º Trimestre 7 mês 28 a 31 semanas de gestação
3º Trimestre 8 mês 32 a 36 semanas de gestação
3º Trimestre 9 mês 37 a 42 semanas de gestação

E se eu não souber a data da minha ultima menstruação?

Se você não sabe a sua DUM fique tranquila! Existe outro modo de calcular sua gravidez e esse é bem mais preciso, pois ele é feito através de uma ultrassom. Com esse exame o médico consegue avaliar o crescimento do bebê e a altura do útero, podendo afirmar com quantas semanas está.

Outros exames poderão ser solicitados pelo seu ginecologista como o exame beta hCG para detectar a quantidade de hormônio no sangue, que varia a medida que a gravidez se desenvolve.

Como calcular a data prevista do parto?

Para saber o dia da nascimento basta contar 7 dias depois da menstruação e adicionar 9 meses depois do mês da sua última menstruação.

Por exemplo, se a sua última menstruação for no dia 12 de janeiro, a data provável do nascimento será no dia 19 de outubro, onde se completa as 40 semanas. Lembrando que essa é apenas uma estimativa pois como havia dito, a partir da 37 semanas o bebê já pode nascer e ser considerado a termo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

0
Você utiliza ou planeja utilizar o anticoncepcional? Este é um recurso que revolucionou a vida das mulheres positivamente, mas também tem efeitos colaterais.  Antes de...
Nona semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez : 9ª semana de gestação

0
Chegamos a mais um post da nossa série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana! E agora é hora de falar sobre a...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?