Início Saúde da Mulher Ciclo Menstrual: Saiba o que é e como calcular

Ciclo Menstrual: Saiba o que é e como calcular

-

O ciclo menstrual é um processo natural que acontece em todas as mulheres férteis quando atinge a adolescência

Podemos dizer que é um processo de mudanças contínuas do corpo que permite a gravidez, começando do primeiro dia de menstruação até a menstruação seguinte.

Sendo assim, esse ciclo é muito importante na vida da mulher porque indica fertilidade e saúde. A primeira menstruação chama-se menarca, e a última menopausa.

Fases do Ciclo Menstrual

Fases do Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é divido em duas fases, separados pela ovulação.

A primeira fase chama-se fase folícular que é definido pelo espessamento do endometrio e a preparação do óvulo através de folículos. Essa fase vai até a ovulação, onde começa a segunda fase.

A segunda fase chama-se Fase Lútea que é o período que o endométrio está pronto para receber um óvulo fecundado.

Mas se caso não haja gravidez, os hormônios diminuem e a camada espessa do endométrio se desfaz, dando origem a menstruação, onde começa novamente um novo ciclo.

Como calcular o ciclo menstrual

Um período menstrual normal tem duração de 21 a 35 dias, sendo o mais comum o de 28 dias, começando no primeiro dia de menstruação até a menstruação seguinte.

Sendo assim, um ciclo de 28 dias é considerado regular e é marcado por 14 dias de fase folicular e 14 dias de fase lútea.

Logo, o dia da ovulação acontece 14 dias após o ínicio da menstruação, e a menstruação seguinte desce 14 dias depois da ovulação.

Então se você menstruou, conte 14 dias para trás e saberá quando ovulou. Leia o artigo completo sobre o Ciclo Menstrual

Menstruação e Ovulação

A menstruação é o principal sinal que a mulher não engravidou no ciclo anterior.

Quando o óvulo não é fecundado, os hormônios (sobretudo progesterona) que estimulam a camada espessa do endométrio, composta por células endometriais e sangue ,começam a diminuir.

Então essa camada se rompe parcialmente saindo pelo canal vaginal dando origem ao fluxo de sangue.

Ovulação

A ovulação acontece quando há um pico de hormônios responsáveis pela a liberação do óvulo até as trompas. Lá é o local onde ele aguarda o espermatozóide e é desse modo que a mulher ovula.

Nesse momento, o óvulo fica “á disposição” dos espermatozóides por cerca de 24 horas.

Então o período fértil começa de 5 a 7 dias antes do dia da ovulação e vai até um 1 dia depois.

Portanto esse é o melhor momento para as mulheres que pretendem engravidar. Calcule seu período fértil aqui

Quantos dias dura a menstruação?

A menstruação pode durar de 3 a 8 dias e varia de mulher para mulher. Também depende se há uso de anticoncepcionais ou medicações, porque a pílula tem influênica direta sobre a menstruação.

Entretanto, se a mulher menstruar por um período maior que 8 dias, e aconselhavél que procure um ginecologista para ver se está perfeitamente saudável.

O que é TPM?

A Tensão Pré Menstrual é um série de sintomas e sinais que precedem a menstruação.

Durante esse período, podem aparecer reações psicológicas e fisiológicas que geralmente desaparecem no primeiro dia do ciclo menstrual.

Então, o principal fator que causa a TPM são alterações hormônais que atingem o sistema nervoso. Esse período acontece cerca de 10 dias antes do início da menstruação.

Consequentemente, na maioria das mulheres a TPM causa bastante incômodo pois ela pode ser responsáveis por variações de humor e desconforto.

Relação sexual durante o fluxo sanguíneo

Não há nenhuma contraindicação para ter relações durante a mentruação. Mas nem todas as mulheres se sentem confortáveis em ter essa prática porque se sentem inchadas e muitas vezes bastante dor durante o ato.

Estudos comprovam que fazer sexo durante a menstrução pode trazer alguns benefícios como alívio dos sintomas de dor ao chegar no clímax e redução do período menstrual.

Porém, o sexo desprotegido pode ser perigoso, pois aumentam as chances de infecções e doenças transmíssiveis.

No mais, é bem possível engravidar durante a menstrução mas é bem raro de acontecer. A possibilidade se dá por conta do espermatozóide que pode sobreviver ate 7 dias dentro do corpo.

Alimentação durante a menstruação

Por vários anos, fomos levadas a acreditar que não deveriamos consumir certos tipos de alimentos durante a menstruação.

Alimentos como ovos, peixes ou comida remosa, deveriam ser evitadas para não causar mal cheiro no fluxo sanguíneo, porém isso é um mito.

Não há nenhum estudo comprovando a interferência desses alimentos na menstruação.

No entanto é importante que se evite ingerir alimentos que causam gases intestinais para não agravar as cólicas, como feijão, repolho, refrigerantes, etc.

Menstruação atrasada

Se a sua menstruação atrasar ,nem sempre é sinal de gravidez. Há varias outras causas que podem ser responsáveis. Lembrando que é normal um atraso de 2 a 5 dias ou mais.

Se houve relação desprotegida alguns dias antes e tiver sentindo os sintomas, há uma grande probabilidade de ser uma gravidez. Leia Sintomas de Gravidez

Mas as causa podem ser tanto problemas fisiológicos quanto psicológicos como estresse e ansiedade. Uso contínuo de pílulas, excesso de atividade física, pós-parto, dentre outros também causam atrasos. Leia 9 causas que atrasam a menstruação

Uma menstruação atrasada por mais de 3 meses é sinal de algum problema e é importante que procure um médico.

Menstruação irregular

Em mulheres saudáveis o ciclo menstrual tem um período de 21 a 35 dias, sendo o mais comum 28 dias e chamamos de regular.

Quando ele não tem uma duração regular, por exemplo, em cada mês os dias se alteram, chamamos de menstruação irregular.

Quem tem esse tipo de menstruação, sofre com uma dificuldade de saber o dia exato da menstruação e da ovulação (período fértil).

Existem problemas sérios em relação a ciclo menstrual irregular, que vão desde infertilidade até imaturidade do útero, no caso das adolescentes.

Só através de exames e consultas para poder ajudar o médico a encontrar a causa e iniciar o tratamento.

Menstruação marrom

É comum a menstruação vir com uma cor amarronzada e em pouca quantidade, principalmente no primeiro dia. No entanto, quando esse tipo de menstruação for recorrente é motivo de uma consulta com seu ginecolista.

Para esclarecer, algumas causas como alterações hormonais, troca de pílula ou o uso de pílula do dia seguinte também faz com o que a cor da menstruação mude.

Mas existem outros problemas mais sérios como alterações no útero, DSTs e etc, podem mudar a característica da menstruação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Exame de curva glicêmica. Entenda a importância

Curva glicêmica: O que é e qual a sua importância

0
Toda gestante deve fazer o acompanhamento pré-natal em dia e realizar todos os exames solicitados por seu médico, garantindo, assim, um desenvolvimento saudável para...
Desenvolvimento de gravidez semana a semana

Desenvolvimento da gravidez semana a semana: 4ª semana

0
Na semana passada demos início a uma série de artigos sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana aqui no blog.  No primeiro artigo da...
Tabela chinesa para descoberta do sexo do bebê

Tabela chinesa: Entenda o que é e como funciona

0
Depois de fazer o teste de gravidez e ter a certeza de que o seu bebê está a caminho, você quer preparar tudo para...
Desenvolvimento da gravidez semana a semana

Gravidez semana a semana: 1ª a 3ª semana

0
Depois de fazer o teste de gravidez e ter a confirmação de que você vai ser mamãe, surge a ansiedade para ver sua barriga...
Diabete gestacional: Quando se preocupar?

Diabetes Gestacional: Sintomas, causas e tratamento

0
O diabetes gestacional é um problema relativamente comum que, nas últimas décadas, tem apresentado um aumento progressivo. Dependendo da localidade, entre 2 e 15% das...