InícioGravidezComo calcular a idade gestacional

Como calcular a idade gestacional

-

Você acaba de fazer o teste de gravidez e confirmar que o seu bebê está a caminho, mas ainda não sabe ao certo como calcular a idade gestacional, ou seja, exatamente há quanto tempo você está grávida. Se identificou com essa situação? 

O cálculo da idade gestacional pode parecer muito confuso e impreciso, mas na verdade não é. Neste artigo você vai saber como acertar nesse cálculo. Clique aqui para calcular sua idade gestacional

Essa insegurança em relação ao cálculo é bastante comum, principalmente se você é mamãe de primeira viagem.

O que é melhor considerar? Semanas ou meses? E como saber exatamente quando o bebê vai nascer? Será que é possível?

É provável que dúvidas como essas povoem a sua mente e provoquem certa ansiedade. Mas buscar informações sobre o assunto, como você está fazendo agora, é uma ótima solução.

Ao ler os próximos tópicos, você vai saber qual é a melhor forma de calcular a idade gestacional e a data provável de nascimento do seu bebê.

É claro que você ficou curiosa. Então, continue a leitura!

Calculando a idade gestacional

O cálculo mais preciso da idade gestacional é feito a partir da data de início da última menstruação (DUM).

Com essa informação, é possível saber com quantas semanas de gravidez você está  e a quantos meses isso corresponde. 

O cálculo é simples: a partir da data da última menstruação, você conta no calendário quantas semanas se passaram desde esse momento até a data atual.

Suponhamos, por exemplo, que hoje é o dia 30 de junho de 2021 e que a sua última menstruação teve início no dia 3 de maio. 

Então, quando você for verificar no calendário, verá que se passaram oito semanas e dois dias entre essas duas datas.

Portanto, sua idade gestacional no atual momento (30 de junho) é de oito semanas e dois dias. 

Isso significa também que, em meses, a sua idade gestacional corresponderia ao fim do segundo mês de gravidez.

Falaremos mais adiante sobre o cálculo da idade gestacional em meses e em semanas, mas é importante que você já saiba que o cálculo em semanas é mais adequado. 

- Continua Depois da Publicidade -

Esse método é muito eficaz e é o mais recomendado pelos médicos se você deseja fazer um cálculo preciso por conta própria. 

Mas é simples a conversão da idade gestacional em semanas para meses e você pode considerar as duas coisas: Sua idade gestacional será de X semanas que correspondem a Y meses. 

Porém, existe também a idade gestacional corrigida, que é determinada a partir do exame de ultrassom.

Se, por conta de um ciclo menstrual irregular ou mesmo por um erro de cálculo, você não calculou devidamente a idade gestacional, ao fazer o exame, o médico poderá obter um resultado mais preciso. 

Essa é uma das diversas razões pelas quais é fundamental que você faça o acompanhamento pré-natal. 

Por que a data da última menstruação é utilizada como parâmetro?

Logicamente, na última vez em que ficou menstruada você ainda não estava grávida. Por que, então, essa é a data considerada no cálculo da idade gestacional?

Na verdade, a concepção do bebê acontece aproximadamente duas semanas após o início da última menstruação. 

Mas esse cálculo é impreciso, pois o momento da ovulação e o da fecundação podem variar bastante de acordo com o organismo de cada mulher. 

Também seria bastante impreciso considerar a data da relação sexual que provavelmente possibilitou a concepção.

Isso porque não necessariamente o óvulo e o espermatozóide se encontram nesta mesma data. Lembre-se de que o espermatozóide pode sobreviver por até sete dias no organismo feminino. 

Além disso, mulheres que possuem uma vida sexual frequente não poderiam saber qual foi o dia exato do contato íntimo responsável pela concepção. 

Por essa razão, o cálculo da idade gestacional é feito a partir da contagem das semanas que se passaram após a última menstruação.

Se você está com, por exemplo, 25 semanas de idade gestacional, essa é a quantidade de semanas a ser considerada para prever a data do nascimento do seu bebê.

Mas, nesse caso hipotético, o embrião foi de fato gerado há aproximadamente 23 semanas, um pouco mais ou um pouco menos. 

E se eu não souber a data do início da última menstruação?

É bastante comum que a mulher não tenha certeza quanto à data de sua última menstruação. 

- Continua Depois da Publicidade -

Nesses casos, as informações mais importantes para calcular a idade gestacional e a data provável do parto são obtidas por meio da ultrassonografia.

Ao fazer os exames dentro do seu acompanhamento pré-natal, é possível descobrir informações como a altura uterina após aproximadamente 12 semanas de gestação.

Além disso, o exame de sangue detecta a quantidade de HCG, conhecido como hormônio da gravidez, no sangue da gestante. 

Os níveis desse hormônio variam conforme a evolução da gravidez. Por isso, o resultado do exame também é um dado relevante para que o médico reúna as informações necessárias e determine qual é a sua idade gestacional. 

Mesmo assim, pode ocorrer algum nível de imprecisão nos cálculos feitos pelo médico. Portanto, é muito importante que você tente se lembrar da data de início da sua última menstruação. 

Por que o cálculo da idade gestacional é feito em semanas e não em meses?

Os nove meses de gravidez são uma medida bastante tradicional para a duração total de uma gravidez.

Ao notarem que você está grávida, a pergunta mais natural de muitos conhecidos seus será: “com quantos meses você está?

Mas o grande problema de calcular a gravidez somente em meses é a falta de precisão, já que alguns meses são maiores e outros menores.

Ou seja, há meses com uma quantidade maior de dias do que outros. Já as semanas possuem sempre o mesmo número de dias. Clique aqui para calcular sua idade gestacional

É por isso que o cálculo da idade gestacional em semanas é muito mais preciso e o mais recomendado.

Com ele, fica mais fácil fazer a previsão da data do parto e, para o seu médico, o acompanhamento da gestação é facilitado. 

Para converter as semanas de gestação em meses, basta dividir o total de semanas por 4,5. 

Ou seja, se você tem 18 semanas de gravidez, isso significa que você acabou de completar o quarto mês de gestação. 

Como é feito o cálculo da data provável do parto?

Sim, é possível ter a previsão da data em que seu bebê deve nascer. É claro que nem sempre a data será exatamente a prevista.

Mas as variações não costumam ser grandes para as gestações que não passam por nenhuma complicação que possa adiantar ou atrasar o parto.

- Continua Depois da Publicidade -

O cálculo utilizado pelos médicos é simples: conta-se 40 semanas mais um dia. Esta será a sua data provável do parto (DPP). 

Então, voltando ao exemplo hipotético que já citamos da gestante cuja data de início da última menstruação foi o dia 3 de maio.

Contando as semanas no calendário, veremos que a 40ª semana de gestação estará completa no dia 7 de fevereiro do ano seguinte.

Como a data provável do parto corresponde a 40 semanas mais um dia, teremos uma previsão do nascimento do bebê no dia 8 de fevereiro. 

Regra de Naegele

Caso você não queira contar as semanas no calendário, existe um método mais simples chamado de regra de Naegele.

Trata-se de uma forma padronizada de calcular rapidamente a data provável de um parto que consiste na soma de sete ao dia do mês que corresponde à data da última menstruação e na subtração de 3 do mês correspondente a esta mesma data.

Retomando o nosso exemplo: a data de início da última menstruação é o dia 3 de maio. Então, soma-se o número sete ao dia 3: 3 + 7 = 10. 

Além disso, subtrai-se três do mês referente à última menstruação: 5 – 3 = 2. Então, a data provável do parto será o dia 10 de fevereiro do ano seguinte. 

Repare que as datas calculadas pelos dois métodos não coincidiram, mas estão muito próximas uma da outra: 8 de fevereiro e 10 de fevereiro.

Com uma dessas datas em mente (ou com as duas), você poderá planejar melhor a chegada do seu bebê, fazendo os preparativos tanto práticos quanto emocionais para o grande dia.

Como utilizar essa regra para calcular a idade gestacional

Voltando à regra de Naegele, quando o dia do início da última menstruação somado a sete ultrapassa o número 31, deve-se partir para o mês seguinte. 

Suponhamos que uma outra gestante tenha ficado menstruada pela última vez no dia 28 de abril. Então, a conta a ser feita seria: 28 + 7 = 35. 

Como não existem meses com 35 dias e o mês de abril tem 30 dias, o resultado dessa soma seria o dia 5 de maio (levamos os cinco dias que “sobraram” para o mês seguinte). 

Nesse caso, a subtração de três em relação ao mês, deve ser feita em relação ao mês de maio. Ou seja, teremos a conta: 5 – 3 = 2. 

Portanto, a data provável do parto será o dia 5 de fevereiro do ano seguinte.  

Mas lembre-se de que não necessariamente essa previsão irá se cumprir. Tecnicamente, o bebê pode nascer entre a 37ª e a 42ª semanas de gestação. 

No entanto, a probabilidade maior é de que o parto aconteça na DPP ou em uma data próxima, caso não haja nenhum fator que possa provocar alterações no desenvolvimento da gravidez.  

As infecções bacterianas, a pré-eclâmpsia e a gravidez de gêmeos são alguns exemplos de fatores que podem justificar os partos que acontecem antes do período previsto.

Concluindo

E então? Tirou suas dúvidas sobre como calcular a idade gestacional e à data provável de chegada do seu bebê ao mundo?

Deixe o seu comentário nos contando qual é a sua idade gestacional, quando o seu bebê deve nascer e como andam os preparativos para a chegada dele! Até o próximo post!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

O que é o método BLw

Método BLW: O que é e como fazer?

0
Se o seu bebê está prestes a completar seis meses de idade e só se alimenta com o leite materno, está chegando o momento...
Desenvolvimento da 11º semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez:11ª semana de gestação

0
O fim do terceiro trimestre se aproxima e hoje é dia de falar sobre a 11ª semana de gestação em nossa série sobre o desenvolvimento...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?