InícioGravidezDesenvolvimento da gravidez: 5º semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez: 5º semana de gestação

-

Chegamos ao terceiro post da nossa série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana e hoje vamos falar sobre a quinta semana de gestação.

No primeiro artigo da série, falamos sobre as três primeiras semanas de gravidez, quando muitas vezes a futura mamãe ainda não sabe que está grávida.

Então, no segundo artigo, falamos sobre a quarta semana, quando o  embrião já está fixado na parede do útero e tem início a formação dos órgãos do bebê.

Agora, neste terceiro artigo, vamos falar sobre o que acontece no seu corpo e como anda do desenvolvimento do seu bebê na quinta semana de gestação.

Se você está no início desse período tão marcante e cheio de dúvidas, acompanhe os nossos posts e nos conte sobre sua experiência nos comentários.

Desenvolvimento do bebe 5º semana de gestação

A principal novidade da quinta semana de gravidez é que o seu bebê já tem um pequeno coração. O órgão, cuja formação já dava sinais na quarta semana, agora já está funcionando.

Nesta fase, o coração do embrião já bate e bombeia o sangue em ritmo acelerado, mas essa não é a única parte de seu desenvolvimento que ocorre ao longo da quinta semana.

Há também a formação de uma protuberância menor que uma cabeça de alfinete, que dará origem à cabeça do bebê posteriormente.

Além disso, o esqueleto, os bracinhos e as perninhas também começam a se desenvolver durante a quinta semana.

A aparência ou formato do embrião nesse momento é a de um cavalo marinho e todas as estruturas necessárias para a formação dos órgãos vitais do bebê já existem.

Soma-se a isso a formação de pequenos vasos sanguíneos, que vão possibilitar a circulação de sangue entre a mãe e o bebê ao longo da gestação.

E, por falar em circulação, também já estão funcionando a placenta primitiva e o cordão umbilical, que levam nutrientes e oxigênio ao embrião, além da bolsa de líquido amniótico.

É também nessa fase, que o colo do útero produz o chamado tampão mucoso, uma camada espessa de muco que serve para isolar o bebê do ambiente externo.

Então sua função é proteger o bebê de muitas infecções que podem ocorrer durante a gravidez.

Enfim, são muitos os acontecimentos ao longo da quinta semana de gestação, mas certamente o mais lembrado entre eles é a formação do coração.

- Continua Depois da Publicidade -

Por fim, quinta semana, geralmente já é possível escutar as pulsações do coração do embrião através do exame de ultrassom.

Quinta semana de gravidez

Veja a seguir o que acontece no organismo de uma gestante durante a quinta semana de gravidez.

5ª semana – 1º dia

A grande novidade é que o coração do seu bebê já existe e está batendo em ritmo acelerado.

Esse momento emociona muito as futuras mamães, principalmente quando ouvem pela primeira vez as batidas do coração de seus bebês durante o exame de ultrassom.

Neste momento, inclusive, pode ser que você já consiga ver o embrião durante o exame, como dissemos, com o aspecto de um cavalo marinho.

O coração começa a se dividir em câmaras, para, posteriormente, assumir um ritmo mais regular.

Alguns outros órgãos, como o fígado, os rins e o intestino, já começam a se desenvolver. Surgem também pequenos botões que darão origem aos braços e pernas do bebê.

Mas é aqui também que tem início o fechamento do tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal do embrião.

Para finalizar o início da quinta semana, também tem início a formação das narinas e a primeira versão da retina nos olhos.

5ª semana – 2º dia

A primeira versão da placenta já existe e o cordão umbilical está funcionando no sentido de levar os nutrientes do corpo da mãe até o embrião.

É por isso que nessa fase é importante que você esteja consumindo alimentos ricos em ácido fólico ou tomando-o como suplemento, pois ele ajuda na formação de células sanguíneas saudáveis.

Além do ácido fólico, que corresponde à vitamina B9, é importante consumir alimentos ricos em vitamina B6, que ajuda no equilíbrio hormonal, como os peixes, aves, soja e aveia.

5ª semana – 3º dia

Na quinta semana de gravidez, são comuns as sensações que remetem à tensão pré-menstrual, como a sensibilidade emocional e as cólicas.

Além disso, também é normal que surja um incômodo na parte mais baixa das costas e a sensação de sonolência.

Se você puder, aproveite para tirar uma soneca e tomar banhos mornos para aliviar as possíveis dores.

- Continua Depois da Publicidade -

Você também pode estar passando por uma alternância entre os enjôos e a fome excessiva.

Por isso, beba bastante água e coma frutas e outros alimentos frescos a cada duas ou três horas.

As frutas são ricas em fibras, que ajudam a combater a prisão de ventre, mais um dos sintomas comuns durante a gestação.

5ª semana – 4º dia

A ansiedade impera neste momento para a maioria das futuras mamães. Mesmo que você já tenha ido ao médico e esteja tudo indo muito bem com o desenvolvimento do seu bebê.

Com certeza você está cheia de dúvidas e muito preocupada em cultivar hábitos saudáveis e preparar tudo para a chegada do novo componente da sua família.

Mas, se você estava tentando ficar grávida, esse também é um momento de pura alegria. Você conseguiu e o coração do seu bebê já pulsa aceleradamente.

Aproveite o momento e não se deixe levar pela ansiedade. Quanto mais tranquila você estiver, melhor será para o desenvolvimento e para a chegada do seu bebê.

E, quanto às muitas dúvidas, além de consultar o seu médico, você pode acompanhar os posts do nosso blog. Com certeza vamos te ajudar a esclarecer várias delas.

5ª semana – 5º dia

Não é tarde para reforçar que tudo o que você consome vai afetar positiva ou negativamente o seu bebê.

Então, se você ainda não o fez, essa é a hora de eliminar os maus hábitos da sua vida. Nada de cigarros, noites mal dormidas, alimentação desequilibrada e bebidas alcoólicas.

Por mais que uma bela taça de vinho seja muito saudável em alguns contextos, esse não é o caso durante a gestação.

Esses hábitos aumentam os riscos de gravidez ectópica e abortos, além das possíveis más formações no bebê.

5ª semana – 6º dia

As mudanças hormonais que estão acontecendo no seu organismo podem te deixar com a imunidade baixa e, consequentemente, muito mais sujeita a diversos tipos de doenças.

Acontece que patologias consideradas muito normais fora do período gestacional, podem representar um problema maior durante a gravidez.

Em resumo, durante a gestação, é bom que você não fique doente. Então continue cultivando os costumes que você deve ter adquirido durante a pandemia de lavar as mãos com frequência e ter sempre o álcool em gel à mão.

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, só consuma alimentos bem cozidos e higienizados. Nada de carne mal passada ou vegetais que não foram devidamente lavados.

Procure ter certeza de que cada alimento que você come foi preparado com os cuidados adequados.

E a gravidez não é desculpa para não se exercitar, por mais que você esteja se sentindo cansada. Saia para caminhar ou pratique outras atividades físicas que não prejudiquem a gestação.

Isso também vai te ajudar a se manter saudável e evitar possíveis doenças que podem prejudicar o seu bebê.

5ª semana – 7º dia

Agora as células do seu bebê estão se dividindo e crescendo a todo vapor. Para ajudar nesse processo, consuma muita vitamina C.

Esse tipo de vitamina é encontrado em diversos tipos de frutas e verduras. Mas não se esqueça de higienizá-los corretamente antes de comer.

A vitamina C ajuda na absorção de ferro e na cicatrização de tecidos e evita a degeneração das células.

Por isso, ela não só vai ajudar na formação das células do bebê, mas também será muito bem-vinda para a saúde do organismo da futura mamãe.

Como a mamãe está se sentindo

Na quinta semana de gestação, alguns sintomas que já podem ter aparecido nas semanas anteriores tornam-se mais intensos.

O principal deles é o enjôo, que acontece principalmente no período da manhã, devido às alterações hormonais.

Outros sintomas muito comuns são a sensação de cansaço, sono, irritabilidade e sensibilidade ou formigamento nos seios, que também podem ficar doloridos.

Como o corpo feminino já está trabalhando para levar o oxigênio e os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê, há um aumento natural do metabolismo, do ritmo cardíaco e da respiração. 

No âmbito emocional, nessa fase em que a gravidez já foi confirmada, é comum o surgimento do nervosismo e da ansiedade, além da alta sensibilidade.

Por fim, cabe lembrar das possíveis dores, que podem se assemelhar às cólicas menstruais.

Curiosidades

Veja abaixo as respostas para algumas curiosidades referentes à 5ª semana de gestação.

Qual é o peso do bebê na quinta semana?

O embrião ainda não tem peso relevante na quinta semana. Ele só pesa cerca de um grama a partir da oitava semana de gravidez.

Qual é o tamanho do bebê na quinta semana?

Na quinta semana de gravidez, o feto tem cerca de três milímetros, ou seja, o tamanho de uma semente de maçã.

Quais cuidados devem ser tomados na quinta semana de gravidez?

Devido à necessidade de levar os nutrientes e o oxigênio necessários ao desenvolvimento do bebê, há uma aceleração do metabolismo da futura mamãe.

Na quinta semana, isso pode provocar um aumento do apetite e é fundamental providenciar a ingestão de alimentos de qualidade e não apenas um aumento quantitativo nas refeições.

Lembre-se de que tudo o que você come pode afetar o seu bebê. Então, priorize as frutas, legumes cozidos, cereais integrais, peixes, leite desnatado e muita água.

Dê preferência aos alimentos frescos em detrimento dos industrializados e evite também os doces e alimentos condimentados, além, é claro, das bebidas alcoólicas.

Como dissemos, é comum o aumento da sensação de fome na quinta semana de gravidez, mas esta também é uma fase em que os enjôos estão muito intensos.

Por essa razão, muitas mamães preferem não comer para não sentirem náuseas, o que não é uma boa solução, pois, nesse caso, você deixa de fornecer os nutrientes de que o seu bebê precisa.

Uma boa dica para lidar bem tanto com os enjôos quanto com o aumento do apetite, é diminuir os intervalos entre as refeições e também a quantidade de alimento ingerido em cada uma delas.

Ou seja, você deve se alimentar a cada duas ou três horas e comer pequenas quantidades.

Informações gerais sobre a quinta semana de gravidez

  • Semana: 5ª;
  • Equivale ao início do segundo mês de gestação;
  • Equivale ao período do 29º a 35º dia de gestação;
  • Neste momento, o embrião já tem um coração, que bate em ritmo acelerado;
  • Tem início a formação do cérebro e do sistema nervoso do bebê;
  • Também começam a se formar os membros e outros órgãos, como os rins e o fígado;
  • É muito importante a ingestão de ácido fólico e vitamina C;
  • Entre os sintomas presentes nessa fase, permanecem os enjoos, acompanhados pelo aumento do apetite, possíveis cólicas e dores nos seios, irritabilidade e sensibilidade emocional.

Esperamos que você esteja gostando da nossa série de artigos sobre o desenvolvimento da gravidea semana a semana. O próximo post será sobre a sexta semana de gestação. Conte-nos nos comentários o que você está achando.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

O que é o método BLw

Método BLW: O que é e como fazer?

0
Se o seu bebê está prestes a completar seis meses de idade e só se alimenta com o leite materno, está chegando o momento...
Desenvolvimento da 11º semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez:11ª semana de gestação

0
O fim do terceiro trimestre se aproxima e hoje é dia de falar sobre a 11ª semana de gestação em nossa série sobre o desenvolvimento...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?