InícioGravidezDesenvolvimento da gravidez: 8ª semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez: 8ª semana de gestação

-

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana, vamos falar no post de hoje sobre a oitava semana de gestação.

No post anterior, falamos sobre a sétima semana, na qual há um aumento considerável do tamanho do embrião e os órgãos estão se desenvolvendo a todo vapor. 

Agora o embrião já cresce e se desenvolve em um ritmo mais acelerado e alguns detalhes do corpo do bebê tomam formas mais familiares.

Mas por conta desse rápido desenvolvimento, a futura mamãe também se sente muito cansada e persistem os sintomas que já haviam aparecido.

Vamos falar detalhadamente sobre este e outros assuntos nos próximos tópicos. Então, se você quer saber tudo sobre a oitava semana de gravidez, continue a leitura!

Desenvolvimento do bebê na oitava semana de gestação

Na oitava semana de gestação, os braços e pernas do embrião já são mais facilmente identificáveis, assim como os componentes faciais, como olhos, boca, nariz e orelhas. 

Essas partes já podem ser identificadas neste momento, pois toda a cabeça do embrião está ganhando uma forma familiar.

Porém, essa fase é dedicada mais especificamente ao desenvolvimento dos membros, mas a organogênese continua ao mesmo tempo em que a cauda que o embrião possuía começa a desaparecer. 

O embrião já está se mexendo, mas seus movimentos ainda vão demorar a serem sentidos pela mamãe. 

O pescoço e o tronco do bebê também estão em desenvolvimento e as mãos dele podem ficar mais próximas ao corpo, sendo possível que ele toque o próprio tórax. 

Os batimentos cardíacos do embrião continuam acelerados, chegando a 150 batidas por minuto, e seu coração já tem um formato mais parecido com o definitivo, sendo dividido em quatro câmaras.

A oitava semana de gestação

Vamos ver em seguida o que acontece no organismo de uma gestante durante a oitava semana de gravidez.

Oitava semana – Coluna vertebral

Neste momento, a coluna vertebral do embrião já é visível e seus rins já estão produzindo urina. 

Mas ,órgãos como os intestinos continuam o seu processo de desenvolvimento, assim como os dedos das mãos e dos pés do bebê.

Enquanto isso, as mãozinhas já se flexionam nos pulsos e podem se unir sobre o coração do bebê. Então as pernas estão mais compridas e os pés podem se alongar a ponto de também se juntarem na frente do corpo. 

- Continua Depois da Publicidade -

Mas outra parte que já está se formando é a língua do embrião e seus batimentos cardíacos estão ainda mais acelerados. 

Como a organogênese continua, esta ainda é uma fase crucial para que nenhum órgão do bebê sofra má formação. 

Oitava semana – Sexagem fetal

Ainda não é possível saber o sexo do bebê através do exame de ultrassonografia, mas se você está muito ansiosa, há um exame de sangue, chamado de sexagem fetal, que é oferecido por alguns laboratórios e pode ser realizado a partir do início da oitava semana de gestação.

Esse exame se baseia na detecção da presença ou ausência de cromossomos Y no sangue da futura mamãe e não costuma estar incluso nos planos de saúde. 

Oitava semana – Seios maiores

Por conta do aumento das camadas de gordura da pele, os seus seios crescem visivelmente nesta fase e podem continuar crescendo até o fim da gravidez. 

Porém essa mudança pode gerar muito desconforto e é importante que você use sutiãs apropriados para o período da gravidez, com uma boa sustentação e sem aros.

Você pode precisar de sutiãs com até dois números maiores do que o seu manequim original. 

Isso porque suas mamas estão se preparando para o período de amamentação, por isso o aumento de tamanho é normal. 

Mas não se preocupe caso esse crescimento não seja notável. O tamanho dos seios não tem influência sobre o sucesso da amamentação. 

Outro sintoma relacionado às mamas é a coceira, que pode surgir devido ao esticamento da pele. Lembre-se de usar hidratantes e cosméticos que evitam as estrias, mas consulte o seu médico para escolher produtos que não prejudiquem o seu bebê. 

Oitava semana – Varizes podem aparecer

Podem aparecer problemas como varizes e hemorróidas por conta da sobrecarga no seu sistema circulatório.

Para atender as necessidades do seu bebê, a quantidade de sangue que circula em seu corpo pode aumentar em até 50% ao longo da gravidez.

Mas esses problemas podem ser amenizados se você fizer pequenas coisas que podem ajudar na circulação do sangue, como caminhar diariamente, deitar-se sobre o seu lado esquerdo, sentar-se sem cruzar as pernas e manter as pernas elevadas sempre que possível. 

Oitava semana – Fique de olho na alimentação

Se você leu os demais posts desta série, já está ciente das várias mudanças que podem ser causadas pelos hormônios durante a gravidez.

Uma delas é a tendência à reabsorção de sódio, que gera a retenção de líquidos, e uma possível solução para este problema é a drenagem linfática, uma grande auxiliar no alívio para os problemas circulatórios e musculares comuns na gravidez. 

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, a drenagem linfática também ajuda a gestante a relaxar e ameniza outros problemas, como a prisão de ventre, as dores de cabeça e a insônia. 

É importante, porém, qye eu médico libere as sessões de drenagem linfática. Fale sobre isso com ele durante o acompanhamento pré-natal. 

Caso esta não seja uma possibilidade, concentre-se em diminuir a ingestão de sal, excluir os refrigerantes da sua dieta, tomar iogurte e comer cereais em sua primeira refeição do dia. 

Isso já vai ajudar muito na redução da presença do sódio no seu organismo.

Oitava semana – Enjoos e prisão de ventre

Os enjoos ainda devem estar te incomodando bastante. Mas lembre-se sempre da regra de intervalos curtos entre as refeições e da prevalência de alimentos leves. 

Por mais que os enjoos te incomodem, lembre-se de que eles logo vão passar. O mas importante é que você está no fim do segundo mês de gestação e daqui a algumas semanas eles vão diminuir consideravelmente. 

Mas outro problema causado pelos hormônios é a prisão de ventre, já que eles interferem na musculatura do intestino grosso, tornando o peristaltismo mais vagaroso. 

Por isso, não deixe de consumir alimentos ricos em fibras, como o mamão, a ameixa, o morango e a laranja com bagaço. 

O iogurte e os cereais integrais também são importantes aliados na regulação da flora intestinal. 

Oitava semana – recado importante 

Já falamos sobre a importância de se manter longe das bebidas alcoólicas e dos cigarros ao longo da gravidez, mas é importante lembrar que você também não deve ter contato indireto com a fumaça do cigarro.

Portanto, mantenha-se afastada das pessoas que estejam fumando, pois essa fumaça pode prejudicar seriamente você e o seu bebê.

Além disso, a poluição atmosférica também pode ser uma grande inimiga da sua gestação, pois o nível reduzido de oxigênio e os componentes derivados do petróleo atrapalham a formação da placenta e dos órgãos do bebê.  

Como a mamãe está se sentindo na oitava semana de gestação?

Agora sim você consegue sentir sua barriga crescendo. Suas calças vão começar a ficar mais apertadas e é hora de adaptar o guarda-roupas para o período de gestação.

Seu útero, neste momento, já está com o dobro do tamanho original e ainda vai crescer muito mais. 

Então há uma intensificação da sensação de cansaço e da sensibilidade aos cheiros, o que aumenta os enjoos, que podem não se restringir ao período matinal. 

- Continua Depois da Publicidade -

Provavelmente sua pele vai ficar mais oleosa e as acnes podem aparecer. Converse com seu médico antes de iniciar a utilização de algum dermocosmético. 

Também pode ser notado um aumento no tamanho dos seios, que podem ficar mais sensíveis e doloridos. Isso acontece devido ao aumento dos hormônios HCG, progesterona e estrogênio.

É muito importante escolher sutiãs que se adaptam a gravidez a partir de agora. Opte pelos que têm maior sustentação e não possuem aros, para não machucar os seios. 

Mas outra alteração visível no corpo da mulher durante a oitava semana de gestação é a mudança da coloração dos mamilos, das auréolas, das axilas e das virilhas, que podem ficar mais escuros do que as demais partes da pele. 

Na oitava semana, a gestante também pode desenvolver um estado de anemia em razão de uma redução dos valores de hemoglobina no sangue e do aumento da demanda por ferro. 

Os alimentos como feijão, espinafre, couve e carnes, são ricos em ferro e podem ajudar no combate à anemia. 

Pode ser também que o seu médico recomende algum suplemento de ferro para manter equilibrados os níveis deste elemento. 

Alguns exames importantes

Neste momento da gravidez, o médico costuma pedir um exame de ultrassonografia para confirmar se o embrião está dentro do útero e se você está grávida de apenas um bebê ou de gêmeos. 

Nesta fase ainda não é possível descobrir o sexo do bebê por meio da ultrassonografia, mas existe um exame de sangue, chamado de sexagem fetal, que pode fazer essa revelação a partir da oitava semana. 

Então, como neste momento da gravidez todos os sintomas que surgiram nas semanas anteriores podem estar intensificados, é importante caprichar no autocuidado para amenizá-los. 

Mas como você deve estar se sentindo muito cansada, estabeleça pequenos intervalos para o descanso ao longo do dia e consuma alimentos ricos em vitamina C, que vão aumentar a sua energia. 

Para evitar os enjoos, evite o contato com substâncias de cheiros fortes, como perfumes, produtos de limpeza e gasolina.

Então tente fazer intervalos curtos, de duas a três horas, entre as refeições. Para muitas gestantes, os alimentos frios, como as frutas e os iogurtes, ajudam a aliviar os enjoos. 

Para amenizar o problema da pele oleosa, lave o rosto com água e sabão neutro pelo menos duas vezes ao dia e utilize cremes hidratantes liberados pelo seu médico.

Por fim, não custa nada lembrar que as bebidas alcoólicas e os cigarros devem ser extintos da sua vida neste período. 

 

Curiosidades sobre a oitava semana de gestação

Veja abaixo as respostas para as principais curiosidades referentes à oitava semana de gestação. E, se você tiver outras dúvidas, deixe-as nos comentários. 

Qual é o peso do bebê na oitava semana de gestação?

O crescimento do bebê está em ritmo acelerado e é na oitava semana que se consegue definir o seu peso como de aproximadamente um grama. 

Qual é o tamanho do bebê na oitava semana de gestação?

Na oitava semana de gestação, o tamanho do embrião é de aproximadamente 13 milímetros, o que corresponde ao tamanho de uma framboesa. 

Informações gerais sobre a oitava semana de gravidez

  • Semana: 8ª;
  • Equivale ao fim do segundo mês de gravidez;
  • Equivale ao período do 50º ao 56º dia de gestação;
  • Se você ainda não começou o acompanhamento pré-natal, é hora de consultar o médico e providenciar exames de urina e de sangue;
  • O bebê já se mexe bastante, mas a mamãe ainda nãos sente seus movimentos;
  • O embrião cresce consideravelmente e a organogênese continua;
  • Entre os sintomas que se destacam nesta fase estão a sensibilidade olfativa, os enjoos e o aumento no tamanho dos seios. 

Chegamos ao fim de mais um artigo sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana. Queremos saber o que você está achando. Deixe o seu comentário! No próximo post, vamos falar sobre a 9ª semana de gestação. Até lá!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

0
Você utiliza ou planeja utilizar o anticoncepcional? Este é um recurso que revolucionou a vida das mulheres positivamente, mas também tem efeitos colaterais.  Antes de...
Nona semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez : 9ª semana de gestação

0
Chegamos a mais um post da nossa série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana! E agora é hora de falar sobre a...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?