InícioSem categoriaDesenvolvimento da gravidez : 9ª semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez : 9ª semana de gestação

-

Chegamos a mais um post da nossa série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana! E agora é hora de falar sobre a nona semana de gestação.

No artigo publicado na semana passada, por exemplo, vimos que na oitava semana a organogênese continua a todo vapor e o embrião já se mexe muito, embora a futura mamãe ainda não consiga sentir esses movimentos.

Mas agora vamos descobrir quais são as novidades trazidas pela nona semana. Neste momento, a futura mamãe está entrando na fase final do primeiro trimestre, mas muitos sintomas ainda prevalecem. 

Quer saber todos os detalhes? Então veja os próximos tópicos!

Desenvolvimento do bebê na 9ª semana de gestação

Na nona semana de gravidez, todas as partes do corpo do bebê já existem, embora várias delas ainda precisem se desenvolver bastante.

É por conta do desenvolvimento acelerado que ocorre a partir dessa fase, que ele deixa de ser chamado de embrião e passa a ser considerado um feto. 

O bebê neste momento já possui a cabeça, o tronco, pernas, braços, mãos, pés, dedos, além dos órgãos internos e das partes que compõem o seu rosto. A esta altura, a cauda embrionária já desapareceu. 

Mas ele continua com a cabeça maior do que o restante do corpo e, como seu rosto ainda é proporcionalmente mais largo, seus olhos ainda estão um pouco afastados. 

É nesta fase que as pálpebras acabam de se formar e o nariz e as orelhas começam a ficar mais evidentes. Mas o feto ainda não abre os olhos. 

Se olhado de perfil por meio do exame de ultrassom, o feto já tem os lóbulos das orelhas e a ponta do nariz bastante evidentes. 

As mãos e os pés ganham um formato semelhante a remos e esta também é uma fase de grande desenvolvimento dos pulsos, tornozelos e cotovelos.

Então ,já é possível inclusive, que o bebê dobre os cotovelos para levar os dedinhos, que ainda estão em formação, até a boca.

Também estão ganhando forma os ossos das costelas e do esterno. Ou seja, na nona semana de gravidez, o feto está gradualmente adquirindo a aparência humana. 

Mas outra novidade é o surgimento de pequenos botões dentro das gengivas, que se transformarão nos dentes de leite posteriormente ao nascimento do bebê.

No que diz respeito à parte interna do organismo do bebê, estão começando a se desenvolver órgãos como o pâncreas e o fígado. Alguns outros órgãos estão ganhando maior complexidade.  

- Continua Depois da Publicidade -

Os órgãos sexuais também já estão se desenvolvendo a todo vapor, embora ainda não seja possível identificar o sexo do bebê através do exame de ultrasssom.

Por fim.o feto continua se mexendo bastante e essa movimentação pode ser percebida através do ultrassom, mas a futura mamãe continua não sentindo os movimentos. 

A nona semana de gestação

Vamos ver a seguir o que está acontecendo em seu organismo durante a nona semana de gestação. 

1º dia – Ganho de peso

Seu bebê já pesa cerca de dois gramas, o que representa um ganho acelerado de peso em relação à fase anterior.

Todas as partes do corpo dele já existem, inclusive os órgãos genitais, que estão se desenvolvendo neste momento, mesmo que ainda não seja possível identificá-los. 

A parte externa da orelha já está formada e o nariz também já se evidencia. O formato do corpo do bebê já está bem parecido com o que ele vai ter quando nascer.

2º dia – Cansaços e enjoos

A sensação de cansaço e os enjoos podem estar te incomodando muito.Somando-os ao peso e à coceira nas mamas, pode ser que você esteja um pouco desmotivada.

Mas não desanime. A pior fase no que diz respeito aos enjoos são os três primeiros meses de gravidez e você já passou por dois deles.

Portanto continue se alimentando em intervalos de duas ou três horas e ingerindo refeições saudáveis. Não se esqueça também de tirar um tempo para descansar sempre que puder. 

Não encha sua agenda de compromissos e não se deixe levar pela ansiedade. Se você se organizar calmamente, vai dar tempo de providenciar todos os preparativos para a chegada do seu bebê.

Acima de tudo, não se culpe por precisar tirar um cochilo durante o dia. Isso é normal e acontece com a maioria das grávidas. Aprenda a compreender os sinais do seu organismo. 

3º dia – A barriguinha está crescendo na nona semana de gestação

A sua barriga de grávida pode estar começando a aparecer, já que o tamanho do útero está aumentando para acomodar o bebê, que vai crescer constantemente a partir de agora. 

Mas se você está super ansiosa para exibir um barrigão, não se empolgue muito ainda. O crescimento da barriga nesta fase não é tão proeminente. 

É mais comum que a barriga de grávida fique evidente entre a 12ª e a 16ª semanas, quando há uma expansão do útero acima do osso púbico. 

Mas se a sua barriga de grávida demorar um pouco para aparecer, não fique preocupada. Lembre-se de que o corpo de cada mulher reage de uma forma diferente e a posição do útero pode influenciar diretamente na aparência da barriga.

4º dia – Mude os hábitos alimentares

- Continua Depois da Publicidade -

Está na hora de tentar consumir mais alimentos ricos em cálcio, já que ele influencia na formação do bebê e também ajuda a regular vários processos do organismo da futura mamãe. 

Mas não pense que o cálcio está contido somente nos laticínios. Aliás, é bom que você varie as suas fontes de cálcio.

Ele está presente em peixes como a sardinha, além de vegetais como o brócolis e grãos como o feijão. 

5º dia – Hidratação em dia

É claro que já falamos sobre a importância de se manter bem hidratada durante toda a gravidez, mas é hora de reforçar para que você não se esqueça disso em nenhum momento. 

Durante toda a gravidez há uma grande quantidade de troca de água entre o organismo da mãe e o líquido amniótico, que está protegendo o bebê.

Portanto o seu organismo não vai poupar esforços para garantir as necessidades do seu bebê e isso pode gerar uma retenção de quatro a seis litros de água.

Por isso, quando falamos da hidratação é importante dar atenção ao consumo específico da água pura e filtrada. 

Outros líquidos, principalmente os ricos em açúcar como os refrigerantes, não devem entrar nesta cota. Além deles, reduza o consumo de sal e de gorduras. 

6º dia – Riscos de infecções

Como a incidência de infecção urinária durante a gravidez é bastante significativa, você pode prevenir este problema. Saiba mais sobre infecção urinária na gravidez

Não segure a vontade de urinar. Sim, você vai ter que ir ao banheiro muitas vezes e vai precisar lidar com isso porque, se você não for, aumenta bastante o risco do desenvolvimento de uma infecção.

Além disso, você pode tomar cuidados como usar calcinhas de algodão e manter a região genital sempre limpa e seca.

 7º dia – Ausência de sintomas 

E se você tiver poucos ou nenhum dos sintomas que temos apontado nesta série de artigos como recorrentes no início da gravidez?

Não se desespere pensando que a sua gestação não está evoluindo normalmente. Pode ser apenas que você seja uma sortuda que não precisou lidar com os principais problemas enfrentados pelas mulheres grávidas.

Se você está fazendo o acompanhamento pré-natal e no exame de ultrassom não foi detectada nenhuma anormalidade, é sinal de que está tudo bem. 

No próximo tópico, vamos falar sobre os principais sintomas comuns na nona semana de gestação, mas lembre-se de não se preocupar caso você não apresente algum deles. 

Como a mamãe está se sentindo na 9ª semana de gestação?

- Continua Depois da Publicidade -

A partir da nona semana de gestação, pode ser que a barriga da gestante comece a ser notada, em razão do acelerado desenvolvimento do bebê e consequente crescimento do útero. 

É por isso que você pode ter que lidar com algumas cólicas, mas se elas forem intensas é melhor procurar o seu médico. 

A quantidade de hormônios do organismo feminino ainda não se estabilizou e é por conta deles que os enjoos permanecem. 

Também podem continuar fazendo parte da sua rotina a azia e a queimação no estômago, além da alta frequência urinária. 

Dois sintomas que podem se intensificar são a coceira e a sensação de peso nos seios, o que também aumenta a sensibilidade nesta parte do corpo.

Isso ocorre devido ao aumento das glândulas mamárias e do tecido adiposo. Seu corpo está buscando a adaptação. 

Também pode ocorrer uma alteração na coloração dos mamilos, que devem ficar ligeiramente escurecidos. 

A sensação de cansaço não vai embora e, em muitos casos, pode permanecer até o fim da gravidez. 

São muitas as alterações no metabolismo e nos níveis hormonais e isso pode representar uma queda na pressão arterial e nos níveis de açúcar no sangue, causando a sensação de cansaço. 

Com relação às sensações emocionais, você pode ter altos e baixos, afinal uma revolução está acontecendo em seu organismo e, em breve, vai se estender à sua vida.

Para amenizar possíveis crises, priorize o seu autocuidado, tire tempo para descansar, faça planos para a chegada do bebê e mantenha-se informada sobre assuntos ligados à maternidade.

Lembre-se também de manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes variados, com intervalos curtos entre as refeições. E não se esqueça de beber bastante água e sucos naturais.

Curiosidades sobre a nona semana de gestação

Veja abaixo as respostas para as principais curiosidades referentes à nona semana de gestação. 

Qual é o peso do bebê na nona semana?

Se até a oitava semana o peso do embrião era praticamente zero, a partir da nona semana de gravidez, o bebê começa a ganhar peso de forma bastante acelerada.

Neste momento, ele pesa cerca de dois gramas, que já é o dobro do que pesava uma semana antes. 

Qual é o tamanho do bebê na nona semana de gestação?

Na nona semana de gestação, o bebê pode medir de 2,3 a 3 centímetros, do crânio até as nádegas. Esse tamanho pode ser equiparado ao de uma castanha do Pará ou ao de uma azeitona. 

Informações gerais sobre a nona semana de gestação

  • Semana: 9ª;
  • Equivale à primeira semana do terceiro mês de gravidez;
  • Equivale ao período do 57º ao 63º dia de gestação;
  • A cabeça do bebê ainda é maior que o restante do corpo, os olhos estão afastados e o feto ainda não consegue abri-los;
  • Esta é uma fase importante para o desenvolvimento do órgão sexual do bebê, mas ainda não é possível vê-lo pelo exame de ultrassom;
  • Neste momento, todas as partes do corpo do bebê já existem e a cauda embrionária já desapareceu;
  • O cansaço, o sono e as náuseas permanecem, bem como o peso e a coceira nos seios.

No próximo post, já chegamos à décima semana! Diga-nos nos comentários o que você está achou!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

0
Você utiliza ou planeja utilizar o anticoncepcional? Este é um recurso que revolucionou a vida das mulheres positivamente, mas também tem efeitos colaterais.  Antes de...
Nona semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez : 9ª semana de gestação

0
Chegamos a mais um post da nossa série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana! E agora é hora de falar sobre a...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?