InícioGravidezDesenvolvimento da gravidez semana a semana: 4ª semana

Desenvolvimento da gravidez semana a semana: 4ª semana

-

Na semana passada demos início a uma série de artigos sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana aqui no blog. 

No primeiro artigo da série, falamos sobre as três primeiras semanas de gestação, momento em que diversas mudanças já estão acontecendo no organismo da mulher.

Então, agora é a hora de falar sobre a quarta semana. Como dissemos, se você acaba de descobrir que está grávida, vai ser ótimo acompanhar e entender, semana a semana, o que está acontecendo em seu organismo e como o seu bebê está se desenvolvendo. 

Desenvolvimento do bebê

Na quarta semana de gestação, o embrião começa a ganhar uma forma mais alongada por conta da formação das três camadas de células que vão dar início ao desenvolvimento dos órgãos do bebê.

Cada uma dessas três camadas tem um nome: a camada mais externa se chama ectoderme, a camada intermediária é a mesoderme e a camada mais interna é a endoderme.

Veja abaixo o que cada uma delas vai se tornar ao longo da gestação:

  • Ectoderme: tubo neural, cabelo, pele, unhas e dentes do bebê;
  • Mesoderme: vasos sanguíneos, coração, ossos, músculos e órgãos reprodutores do bebê;
  • Endoderme: pulmões, fígado, bexiga e sistema digestivo. 

Mas além da formação das três camadas de células, na quarta semana também se inicia a  formação do cordão umbilical.

A função desse cordão é possibilitar o transporte tanto de nutrientes quanto de oxigênio até o embrião. 

Ao final da quarta semana de gravidez (depois de 27 dias do início da última menstruação), o seu bebê já terá formadas a coluna vertebral e a medula espinhal, desde a cervical até o cóccix. 

Neste momento, se você fizer um ultrassom transvaginal já será possível visualizar o saco gestacional. Seu tamanho será de dois a três milímetros de diâmetro.

Inclusive, esse exame é uma boa opção para confirmar a gestação, depois do exame que detecta o HCG, hormônio da gravidez. 

Quarta semana de gravidez

Veja a seguir o que acontece no organismo de uma mulher grávida durante a quarta semana de gravidez.

4ª semana – 1º dia

O aglomerado de células que se multiplicaram e se instalaram no útero nas três primeiras semanas agora já é chamado de embrião.

Então é nesse momento que são formadas as três camadas que citamos anteriormente. 

O tubo neural já surge na ectoderme. É ele que vai dar origem ao cérebro, à espinha dorsal, à medula espinhal e aos nervos.

- Continua Depois da Publicidade -

Na mesoderme, começam a aparecer sinais de formação do coração e do sistema circulatório.

O cordão umbilical também começa a funcionar levando os nutrientes e o oxigênio necessários ao desenvolvimento do embrião. 

Por fim, já existe também uma versão inicial da placenta, chamada de vilosidades coriônicas.

4ª semana – 2º dia

Começa a produção de progesterona, depois da implantação do embrião, chamado nessa fase de blastocisto, na parede do útero. 

Mas isso pode causar alguns sintomas como enjôo e seios doloridos. Certamente a possibilidade de gravidez já foi detectada, pois você nota o atraso da menstruação.

Através da ultrassonografia já é possível ver o saco gestacional e a vesícula vitelínica. Mas o embrião em si ainda não está visível. 

4ª semana – 3º dia

É o momento de confirmar o posicionamento do saco gestacional. Ele precisa estar dentro do útero. Caso isso não ocorra, é detectada a gravidez ectópica. 

Essa possibilidade é considerada uma emergência médica. Você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui

A placenta começa a tomar forma e se implanta na parede do útero. Ela é a ligação do seu sistema circulatório com o do embrião e é de um de seus lados que sai o cordão umbilical.

Nesse período começa também a formação do líquido amniótico, que vai proteger o bebê durante toda a gravidez.

4ª semana – 4º dia

Ainda que ninguém perceba que você está grávida, essa é uma fase muito importante do desenvolvimento do seu bebê e é hora de prestar especial atenção a alguns cuidados.

Primeiramente, não se exponha a doenças ou substâncias químicas e se afaste também da poluição e da fumaça de cigarro. 

Pois até a sétima semana, você estará passando pela organogênese (formação dos órgãos do bebê). A redução dos níveis de oxigênio aliada à exposição a determinados componentes químicos, como alguns derivados do petróleo, que estão presentes no ar poluído, pode atrapalhar a formação dos órgãos e da placenta, além de causarem possíveis problemas respiratórios no bebê após o nascimento.

4ª semana – 5º dia

O aumento da quantidade de sangue circulando no corpo da mulher pode resultar em um tom rosado na pele, especialmente nas gestantes de pele mais clara. 

Em alguns casos, o tom corado pode tornar-se uma vermelhidão. Além disso, possíveis irritações na pele, ficam mais evidentes nesse período.

- Continua Depois da Publicidade -

Mas pode ser também que o seu rosto fique um pouco inchado devido à retenção de líquidos. Mas diminuir a ingestão de líquido não é a solução.

Muitas gestantes tentam fazer isso não só em razão do inchaço, mas também por conta das muitas idas ao banheiro para urinar.

Mas essa não é uma conduta indicada pelos médicos, pois o consumo de água regularmente e em quantidades satisfatórias é fundamental para o desenvolvimento da gravidez.

A retenção de umidade, por outro lado, pode amenizar rugas e linhas de expressão. 

4ª semana – 6º dia   

Você pode ter que lidar com o chamado cloasma, ou seja, algumas manchas que podem surgir no rosto ou no pescoço.

Isso acontece por conta do aumento da produção de melanina, hormônio ligado à coloração da pele que a protege dos raios ultravioleta.

Caso você tenha a pele muito clara, tome cuidado com a exposição ao sol, já que ela pode tornar as manchas mais escuras.

Portanto, para diminuir os riscos do surgimento dessas manchas, você pode priorizar o consumo de alimentos que sejam ricos em ácido fólico, como grãos e verduras escuras.  

4ª semana – 7º dia 

Nesse momento, já tiveram início os conhecidos enjôos, que podem te acompanhar ao longo de todo o primeiro trimestre de gravidez.

Então pergunte ao seu médico se algum medicamento pode te ajudar e tente cultivar uma alimentação sempre saudável.

Por fim, agora o seu bebê já tem coluna vertebral e medula espinhal, embora ainda seja muito pequeno e ainda não seja possível vê-lo através do exame de ultrassom. 

Como a mamãe se sente nesse período

O principal sintoma que leva inclusive as pessoas que convivem com você a questionarem se você está grávida são os enjôos.  

Mas este não é o único efeito que pode ser causado pela produção de HCG e progesterona, que já está a todo vapor.

Além dos enjôos, você vai ficar mais sensível a cheiros e gostos e também pode notar o aparecimento de manchas no rosto e inchaço, como vimos.

Outro sintoma bastante comum são os seios doloridos, que também podem começar a apresentar algum inchaço.

- Continua Depois da Publicidade -

Também são naturais o aumento da irritabilidade, a vontade de chorar, o sono, o desânimo, as dores de cabeça e as cólicas.

Porém lembre-se de que nem todos esses sintomas aparecem em todas as grávidas. Você pode notar apenas algum ou nenhum deles.

Mas o importante é saber se o nível de HCG está aumentando, que é o natural durante uma gravidez.

Curiosidades

Veja abaixo as respostas para algumas curiosidades comuns a respeito da quarta semana de gestação. 

Qual é o peso do bebê na quarta semana?

O feto ainda não tem peso relevante na quarta semana. Ele só pesa cerca de um grama a partir da oitava semana de gestação.

Qual é o tamanho do bebê na quarta semana?

Na quarta semana de gravidez, o feto tem cerca de dois milímetros, comparável ao tamanho de um grão de arroz ou de uma semente de papoula.

Quais cuidados devo tomar na quarta semana de gravidez?

Como dissemos anteriormente, a ingestão de água não pode ser esquecida durante toda a gravidez. 

Além disso, você deve manter uma alimentação saudável, com especial atenção aos alimentos ricos em ácido fólico.  

Portanto. tente ficar longe da poluição e de pessoas que estejam fumando, principalmente nessa fase de formação dos órgãos do seu bebê, e não tome bebidas alcoólicas.

Também é um ótimo momento para iniciar uma atividade física compatível com a gravidez, como as caminhadas e a natação.

Mas antes de iniciá-la, pergunte ao seu obstetra se você está liberada ou se ele recomenda alguma atividade específica.

Ainda mais, os exercícios físicos ajudam a melhorar a sua força muscular, para que seu corpo consiga sustentar a barriga e também para te ajudar no momento do parto.

Além disso, a atividade física aliada a uma alimentação equilibrada vai te ajudar a não engordar excessivamente durante a gravidez. 

Informações gerais sobre a quarta semana de gravidez

  • Semana: 4ª;
  • Equivale ao fim do primeiro mês de gravidez;
  • Nesse momento ocorre a formação do tubo neural, que vai dar origem ao sistema nervoso do seu bebê;
  • Também se formam as  três camadas de células, que vão se transformar nos órgãos do bebê: ectoderme, mesoderme e endoderme;
  • Já existem sinais da formação também do coração e do sistema circulatório;
  • A placenta apresenta-se numa versão mais simplificada chamada de vesícula vitelínica;
  • Os enjoos são o principal sintoma nessa fase e podem ser acompanhados por sensibilidade no olfato e no paladar, além de dores nos seios e na cabeça e as cólicas. Também são comuns o cansaço e a sonolência. 

Acompanhe a nossa série de artigos e saiba o que acontece durante o desenvolvimento da gravidez semana a semana. No próximo post da série, vamos falar sobre a 5ª semana de gestação. Conte-nos nos comentários se os sintomas citados aqui coincidem com a sua experiência. Até o próximo post!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

O que é o método BLw

Método BLW: O que é e como fazer?

0
Se o seu bebê está prestes a completar seis meses de idade e só se alimenta com o leite materno, está chegando o momento...
Desenvolvimento da 11º semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez:11ª semana de gestação

0
O fim do terceiro trimestre se aproxima e hoje é dia de falar sobre a 11ª semana de gestação em nossa série sobre o desenvolvimento...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?