InícioGravidezDesenvolvimento da gravidez:10ª semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez:10ª semana de gestação

-

Hoje é dia de mais um post sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana. Passou voando e já chegamos à décima semana, que corresponde a um quarto da gestação.

Em nosso post da semana passada, falamos sobre a nona semana de gravidez, momento em que todas as partes do corpo do bebê já existem e os sintomas do início da gestação permanecem intensos. 

A décima semana também traz muitas novidades. Ao ler os próximos tópicos, você vai ficar por dentro de tudo que acontece com você e com o seu bebê nesse período.

Desenvolvimento do bebê na décima semana de gestação

Sabia que na décima semana de gestação o seu bebê já é capaz de engolir líquido amniótico e esticar braços e pernas, além de movimentar os dedinhos?

Ele passa boa parte do tempo testando esses movimentos, mas você ainda não consegue senti-los. 

A esta altura, os rins do bebê já estão funcionando e filtram todo o líquido amniótico que ele engole, promovendo um treinamento para o funcionamento dos órgãos quando ele nascer. 

Mas outro órgão que já está trabalhando é o estômago, que nesta fase começa a produzir os sucos digestivos.

Neste momento, a cabeça do bebê, que até semana anterior era maior que o restante do seu corpo, começa a ficar mais proporcional. 

Além disso, na décima semana, a coluna vertebral do feto ainda está se desenvolvendo, mas já está desenhada e pode ser vista no exame de ultrassom.

Este também é um período de grande importância para o desenvolvimento da medula espinhal.  

Nesse contexto, a décima semana da gravidez é considerada primordial para a formação dos ossos e cartilagens das narinas, cotovelos e canais auditivos.

Há também um notável desenvolvimento do maxilar e dos músculos faciais relacionados à sucção, além dos dentes de leite. 

Enquanto isso, os dedinhos estão bastante alongados e os joelhos e tornozelos começam a surgir. Ah e também os cotovelos já podem ser flexionados. 

Mas outra novidade importante é o início do desenvolvimento das unhas e dos fios de cabelo, ainda minúsculos.

A formação da genitália está quase se finalizando e em breve será possível observá-la através do exame de ultrassom.  

- Continua Depois da Publicidade -

Já o coração está totalmente formado e, neste período, pode bater até três vezes mais rápido que o da mamãe. 

Na décima semana de gestação, a fase mais preocupante ou perigosa da gravidez já está em seus momentos finais. 

A décima semana de gestação

Vamos falar agora mais detalhadamente sobre as mudanças relacionadas à décima semana de gestação e os cuidados que você precisa tomar neste momento.

1º dia – Alimentação Saudável

Alimentação saudável é um assunto no qual precisamos insistir. Isso porque, mesmo que a fase mais perigosa da gestação esteja chegando ao fim, o seu bebê continua precisando de muitos nutrientes para se desenvolver adequadamente. 

O ácido fólico, seja contido em alimentos ou em suplementos, é um importante aliado e você não pode abrir mão dele. Então, converse com seu médico sobre o assunto.

Porém ,não se esqueça também de sempre incluir frutas, legumes, verduras e cereais em sua alimentação e de tomar no mínimo oito copos de água todos os dias. 

 2º dia – Alguns exames à se fazer

Como o seu sangue contém também o DNA do bebê, é possível, por meio de exames, descobrir se ele tem alguma anormalidade genética, como a Síndrome de Down. 

Geralmente, os médicos solicitam esse exame nos casos de gestações que oferecem algum risco, como quando as gestantes têm mais de 35 anos.

Então, a análise é feita através do exame de sangue e é mais segura que a amniocentese, em que era preciso fazer uma punção com agulha através da barriga da gestante para recolher um pouco de líquido amniótico. 

3º dia – Fim do terceiro trimestre

O fim do primeiro trimestre de gestação está chegando e, neste momento, o seu útero tem o tamanho de um pequeno abacate. 

Mas como ele deve estar ocupando quase totalmente o baixo ventre, sua cintura vai começar a se alargar e é hora de começar a se preparar para a adaptação do seu vestuário.

Naturalmente você precisará adquirir roupas mais largas ou priorizar as que você já possui, para que seu cotidiano seja confortável quando sua barriga crescer. Leia quando minha barriga vai crescer?

4º dia – Enjoos, azia e queimação

Pode ser neste momento que você vai ter que lidar com sintomas que ainda não tinham surgido. 

Os enjôos e a alta frequência urinária provavelmente já estão inseridos no seu cotidiano, mas a azia, a queimação e a sensação de ter muita saliva na boca podem aparecer por volta da décima semana. 

Mas a solução é a alimentação balanceada, a ingestão de muita água e o firme pensamento de que esses problemas não vão demorar a passar.

- Continua Depois da Publicidade -

Lembre-se de que você já está no fim do primeiro trimestre de gravidez e os sintomas mais intensos se concentram neste período. 

5º dia – 

Se as idas noturnas ao banheiro estão prejudicando o seu descanso é hora de priorizar o consumo de água durante o dia.

Muitas gestantes têm uma rotina muito corrida e, para atingir a meta de ingerirem pelo menos dois litros de água a cada dia, acabam bebendo muita água à noite, quando chegam em casa. 

Como resultado, essa ingestão noturna de água provoca as idas ao banheiro madrugada afora. Se você demora a pegar no sono, seu descanso certamente será prejudicado. 

Então, lembre-se de que a sua saúde e a do seu bebê são prioridades e que beber água não é uma tarefa que ocupa o seu tempo durante o dia.

Pode parecer que não, mas ter que se deslocar até uma cozinha ou copa para beber água acaba diminuindo o consumo dela ao longo do dia.

Então, tenha sempre uma garrafa ou um copo bem grande de água perto de você e, se mesmo assim, você não conseguir se lembrar de beber água, programe alarmes em seu celular ao longo dia.

6º dia – Inflamação das gengivas

Um dos muitos efeitos dos hormônios da gravidez que podem surgir na décima semana é a inflamação das gengivas.

Ele pode causar até sangramentos e, por conta disso, você pode sentir dores quando for fazer sua higiene bucal. 

Então nesse caso, o gelo aplicado às gengivas ajuda muito. Você também pode usar cremes dentais para dentes sensíveis e fazer movimentos mais brandos durante a escovação. 

7º dia – Mantenha-se longe das bebidas alcoólicas

Continue mantendo-se longe das bebidas alcoólicas, dos cigarros e, se for possível, da poluição.

Mulheres que costumavam fumar antes da gravidez, costumam abrir mão do cigarro no início da gestação, mas quando acham que o bebê está fora de perigo, sentem vontade de retomar o antigo hábito.  

Em primeiro lugar: o bebê não está fora de perigo só porque se aproxima o fim do primeiro trimestre e o cigarro pode prejudicar a formação dele em qualquer momento da gravidez.

Em segundo lugar: o cigarro faz mal para você em qualquer fase da vida e pode continuar prejudicando a saúde do bebê depois que ele nascer.  

Então, se você costumava fumar, aproveite a gravidez para se livrar desse hábito que de inofensivo não tem nada. 

Como a mamãe está se sentindo na 10ª semana de gestação?

- Continua Depois da Publicidade -

Na décima semana de gravidez, você pode sentir sua barriga começando a ficar levemente arredondada na parte inferior.

Certamente, isso ocorre por conta do crescimento do útero, que precisa se preparar para acomodar o bebê, cujo desenvolvimento não para nem por um dia. 

Neste momento, são comuns os relatos de dor na pelve, devido ao efeito dos hormônios, que estão esticando e afrouxando os ligamentos e músculos dessa região.

Esta ação já é uma preparação do corpo da mulher para um possível parto normal ao fim da gestação.

Durante a décima semana, os enjôos e a alta frequência urinária permanecem entre os sintomas que ainda devem te acompanhar por um tempo.

Mas se você teve azia, queimação no estômago ou prisão de ventre, esses também são sintomas que podem continuar aparecendo. 

Para amenizá-los, siga as dicas que já listamos nos artigos anteriores desta série. Mas, além dos sintomas com os quais você já está familiarizada, um novo incômodo pode surgir. 

Novos sintomas na décima semana de gestação

Estamos nos referindo à sensação de excesso de saliva na boca, que pode acontecer devido à acidez e também aos frequentes vômitos comuns no primeiro trimestre de gravidez. 

Enquanto isso, a sensação de cansaço também é bastante comum, bem como as variações emocionais. Não subestime esses sintomas. 

Busque o entendimento dos sinais que seu corpo está te enviando e dê a ele o descanso de que necessita neste momento de tantas mudanças.

Com relação às variações emocionais, uma ótima forma de lidar com elas é pensar que vão passar.

Então nunca se culpe pelo que está sentindo. Muitas sensações emocionais têm a ver com os hormônios e você não pode fazer nada para combatê-las. 

Além disso, mudanças profundas estão acontecendo na sua vida e, durante a fase de adaptação, as emoções ficam mesmo à flor da pele. 

Por fim ,é normal que você fique mais emotiva. Mas não considere isso um problema. Priorize o seu bem-estar, tire tempo para si mesma e viva intensamente esse momento especial. 

Curiosidades sobre a décima semana de gestação

Veja abaixo as respostas para as principais curiosidades sobre a décima semana de gestação. 

Qual é o peso do bebê na décima semana?

Na décima semana de gestação, o peso do bebê é de até 4 gramas. 

Qual é o tamanho do bebê na décima semana?

Mesmo que todas as principais partes de seu corpo já existam na décima semana de gravidez, o tamanho do bebê ainda é pequeno: entre 3,1 e 4 centímetros. 

Isso corresponde a um tamanho que pode variar de uma azeitona a um morango. Mas, mesmo sendo muito pequeno, o bebê já não é considerado mais um embrião e sim um feto.  

Informações gerais sobre a décima semana de gestação

    • Semana: 10ª;
    • Equivale à segunda semana do terceiro mês de gravidez;
    • Equivale ao período do 64º ao 70º dia de gestação;
    • O feto já consegue esticar braços e pernas e movimenta os dedos;
    • Ele também já engole líquido amniótico, que é filtrado pelos rins;
    • O estômago do feto já produz sucos digestivos;
    • A coluna vertebral do bebê já pode ser vista no exame de ultrassom;
    • Fase final do desenvolvimento da genitália;
    • Ocorre um notável desenvolvimento do maxilar e dos músculos faciais que vão proporcionar a sucção;
  • Os sintomas já familiares devem permanecer e outros, como o inchaço nas gengivas e a sensação de ter muita saliva na boca, podem aparecer.

Agora queremos saber se os sintomas e mudanças relatados ao longo de toda a série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana estão correspondendo ao que acontece com você! Como tem sido a sua experiência até a décima semana? Deixe o seu comentário! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

O que é o método BLw

Método BLW: O que é e como fazer?

0
Se o seu bebê está prestes a completar seis meses de idade e só se alimenta com o leite materno, está chegando o momento...
Desenvolvimento da 11º semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez:11ª semana de gestação

0
O fim do terceiro trimestre se aproxima e hoje é dia de falar sobre a 11ª semana de gestação em nossa série sobre o desenvolvimento...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?