InícioSaúde da MulherPeríodo Fértil: Aprenda o que é e como calcular

Período Fértil: Aprenda o que é e como calcular

-

O período fértil é um intervalo de tempo dentro do ciclo menstrual, em que o corpo da mulher está pronto pra uma gestação.

Diferente dos homens que liberam espermatozóides o tempo todo, as mulheres só tem chances de engravidar durante um tempo muito curto de cada mês.

Para esclarecer, mulher tem cerca de 450.000 óvulos estocados nos ovários que são liberados de mês em mês.

Isso se inicia começando da primeira menstruação até a última da vida. (menarca e menopausa)

Então a cada mês, um óvulo é liberado nas tubas uterinas e permanece lá esperando um espermatozóide por cerca de 24 horas.

Porém se o óvulo não for fecundado nesse périodo, ele se degenera dando fim ao período fértil.

Ciclo menstrual

Vamos começar a entender pelo início de tudo, que é o ciclo menstrual.

O ciclo acontece todo mês e contínuamente desde a primeira menstruação até a última da vida.Então durante o ciclo acontece uma série de mudanças no corpo feminino. Leia um artigo completo sobre ciclo menstrual

Para resumir, um ciclo normal tem duração de 21 a 35 dias, sendo o mais comum o de 28 dias. Esse período é dividido em duas fases, fase folícular e fase lútea, sendo 14 dias para cada fase.

Durante esse período a mulher menstrua, fase que acontece o fluxo sanguíneo mensal, e também ovula, fase do período fértil, momento perfeito para engravidar.

Em suma, durante a vida as mulheres só podem engravidar no período que compreender a menarca e a menopausa.

O que é ovulação?

No ciclo menstrual, mas precisamente na fase lútea, a mulher entra em preparação do útero para gravidez. Artigo Completo Sobre Ovulação

Essa evento envolve uma série de hormônios que fazem os óvulos nos folículos.

Mas quando um deles se encontra suficientemente maduro, o hormônio responsável é lançado na corrente sanguínea e dentre algumas horas a mulher ovula.

Nesse momento, já está acontecendo o período fértil.

- Continua Depois da Publicidade -

Então no dia da ovulação, que acontece 14 dias antes da próxima menstruação, um óvulo é liberado nas tubas uterinas.

Lá ele permanece á espera de uma fecundação durante 24 horas.

Portanto é nesse pequeno intervalo de tempo que acontece o ápice do período fértil. Para quem pretende engravidar , esse é o dia perfeito para a fecundação.

Como saber o dia da ovulação?

Para saber o dia exato da ovulação a conta é bem simples.

Claro que depende muito de cada ciclo menstrual. Em um ciclo regular de 28 dias por exemplo, o dia normalmente ocorre no 14º dia.

Portanto se você menstruou conte 14 dias para trás e saberá o dia que ovulou.

Se o seu ciclo é regular, esse é o ponto médio que ocorrerá sua ovulação todos os meses, pois em 30% das mulheres acontece exatamente no 14º dia do ciclo.

Mas em outros casos, mulheres com ciclos de 21 a 35 dias, a ovulaçaõ poderá ocorrer entre o 11º até o 18º dia.

Quando é irregular, essa conta fica mais díficil pois a cada ciclo o dia da ovulação muda, sendo necessário procurar ajuda de um ginecologista.

Quanto tempo dura o período fértil?

A ovulação é o ápice do período fértil porque é nesse dia que o óvulo está na tuba uterina. Mas esse não é o único dia que a mulher fica fértil.

Os dias de fertilidade compreende cerca de 6 dias antes do dia da ovulação até o dia seguinte da mesma.

Isso por que a vida útil dos espermatazóides é de 3 a 7 dias mais ou menos.

Então isso significa que ele permanece vivo no corpo durante esses dias e quando o óvulo é lançado, já teriam espertamatozóides á sua espera.

Portanto as maiores chances de acontecer uma gravidez são entre 24 a 48 horas antes do dia da ovulação.

Quais são os sintomas do período fértil ?

Geralmente esse evento vem acompanhado de alguns sintomas que te ajudam a identificar a ovulação.

- Continua Depois da Publicidade -

Para mulheres com irregularidade do ciclo, alguns sinais do corpo podem te ajudar a identifica o seu período. Mas lembrando que nem todas as mulheres sentem sintomas ,não é uma regra.

Um método eficaz para reconhecer a ovulação é através do muco vaginal. Isso acontece porque nesse tempo o útero altera o muco , tornando-o mais espesso e elástico para facilitar a mobiliade dos espermatozóides.

Então quando o corrimento  vem como uma gosma branca incolor e inodoro, siginifica que sua ovulação está prestes a acontecer.

Outra característica é a dor que algumas mulheres sentem. Essa dor é normal e ela ocorre porque o hormônio libera o óvulo que pode causar uma pequena irritação no lado do ovário que ovulou.

A dor é semelhante a cor cólicas menstruais, porém com bem menos intensidade.

Se nenhum desses métodos forem eficazes na descoberta, há um exame de laboratório que pode fazer para identificar o hormônio produzido na ovulação.

Posso engravidar fora do período fértil?

A resposta sim e não. Na verdade é muito pouco provável por que é somente nesse período que o corpo está preparado para uma gestação.

Para esclarecer , se a sua relação acontecer em um tempo fora dos 7 dias antes da ovulação ou 24 horas após, é bem pouco provável, quase que 0
as chances de ocorrer uma gravidez.

Isso porque para a mulher engravidar é preciso de um óvulo saúdavel e espermatazóides, se a relação ocorre fora desse tempo, não há como os dois fatores estarem presentes no mesmo tempo.

O que é Tabelinha?

A tabelinha é usada como método para saber os melhores dias que aumentam a chance de engravidar, por que identifica o período fértil.

Mas é usado também para fazer o contrário, ou seja, como anticonceptivo para saber quais dias que deve-se evitar ter relações desprotegidas.

Porém esse método não é 100% eficiente.

Apesar de ser interessante para saber os melhores dias, ela poder ser mais eficaz para ciclos regulares, do contrário fica difícil identificar o perído fértil , tornando a tabelinha pouco explorada.

Como fazer a tabelhinha do periodo fertil

Como fazer a tabelhinha?

Para fazer a tabelhinha correta pra engravidar você precisa saber exatamente qual é o dia da sua ovulação. Levando em consideração um ciclo de 28 dias, esse dia normalmente é o 14º.

- Continua Depois da Publicidade -

Então os dias de fertilidade compreende entre 7 dias antes e 1 dia depois da ovulação. Portanto é nesse período que aumentam muito as chances de engravidar.

O ideal é que a relação ocorra 48 horas antes do dia, porque quando o óvulo chegar nas tubas, os espertazóides ja estejam lá.

O recomendado é que você anote seu ciclo menstrual mensalmente para calcular melhor.  Anote desde do primeiro dia da menstruação até  o primeiro dia da menstruação seguinte.

Fazendo sim ,você saberá contar os 14 dias depois do primeiro dia menstrual, quando ocorre a ovulação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

Anticoncepcional: tudo que você precisa saber

0
Você utiliza ou planeja utilizar o anticoncepcional? Este é um recurso que revolucionou a vida das mulheres positivamente, mas também tem efeitos colaterais.  Antes de...
Nona semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez : 9ª semana de gestação

0
Chegamos a mais um post da nossa série sobre o desenvolvimento da gravidez semana a semana! E agora é hora de falar sobre a...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?