Início Gravidez Sintomas de Gravidez: Os 11 Principais Sintomas

Sintomas de Gravidez: Os 11 Principais Sintomas

-

Boa parte das mulheres já sentiram esses sintomas de gravidez ja se perguntaram alguma vez na vida ” Será que estou grávida? “.

Se você ainda não se fez essa pergunta, com certeza em algum dia irá fazer, e aí então surgiram as dúvidas na sua cabeça e começa a tentar decifrar os sinais do seu corpo para perceber se existe um neném.

Então para te ajudar nessa descoberta, eu preparei aqui uma série de sinais (apenas sinais) que podem indicar uma possível gravidez.

Mas lembrando sempre que o mais indicado quando se desconfia que você pode estar grávida, é sempre fazer um teste, seja de urina ou de sangue, pra confirmar de fato se esses são sintomas de gravidez.

Quando Surgem os Primeiros Sintomas?

É muito comum pensar que os sintomas de gravidez podem surgir logo após a fecundação, mas os primeiros sinais só podem ser sentidos 2 ou 3 semanas após a relação sexual.

Isso por que a fertilizaçao ocorre de 2 a 5 dias depois do ato que gerou a gravidez, e não no dia, como muitos costumam pensar .

Além do mais, a fecundação é um evento que não tem sintomas, ela ocorre silenciosamente e os primeiros sintomas só surgiram após o embrião se aconchegar ( implantar-se) no útero, o que geralmente leva de 1 a 2 semanas após o óvulo ter sido fertilizado.

A partir daí, seus hormônios começam a entrar em ação, tais como progesterona, estrogênio, prolactina, o hCG hormônio da grávidez como costumamos dizer, dentro outros.

Esses são os responsáveis pelos sintomas iniciais, alterações de humor que você provavelmente irá passar durante a gravidez, produção de leite, e aquele cabelo lindo e brilhoso que toda grávida tem.

Principais Sintomas de Gravidez

As primeiras alterações no corpo de uma gestante podem ser tão sutis que algumas mulheres nem chegam a perceber, e podem ser até confundidos com início de menstruação por exemplo.

Portanto é importante que fique atenta aos sinais e se você estiver sentindo alguns desses que listamos abaixo, eu te aconselho a fazer o teste para confirmar ou não se são sintomas de gravidez.

Os Principais Sintomas de Gravidez São :

  • Atraso menstrual
  • Pequeno sangramento vaginal (nem todas as mulheres tem)
  • Cólicas abdominais
  • Náuseas, enjoos e vômitos
  • Barriga inchada
  • Aversão a cheiros fortes
  • Paladar e olfato aguçado
  • Aumento do sono e cansaço
  • Vontade frequente de urinar
  • Tontura
  • Corrimento vaginal

Atraso Menstrual

O primeiro sintoma que indica que está grávida é o atraso menstrual. Isso por que todas as gestantes não menstruam, porém para quem tem o período menstrual irregular, pode demorar um pouco mais para começar a desconfiar.

Mas se a sua menstruação é regulada e certeira, com 1 dia de atraso você ja pode acender uma luz de alerta e se atentar ao seu corpo.

Isso acontece por que quando menstruamos, estamos liberando o óvulo que não foi fecundado, logo se houver um embrião, não temos óvulos para “expulsar” (menstruar) pois este estará “fertilizado” digamos assim Entenda Mais Sobre Menstruação na Gravidez .

Esse é o motivo de forma bem resumida sobre o por que não menstruamos durante a gravidez.

É normal que se tenha algum sangramento no início, chamado de Sangramento de implantação ( a implantação do óvulo fecundado pode causar pequenos sangramentos) e é comumente confundido com o início da menstruação.

Mas se caso você já saiba que está grávida e houver sangramento intenso acompanhado de dores abdominais é extremamente importante que procure um médico, pois algo pode estar errado com sua gestação .

Sangramento Vaginal

Como descrito acima, esse sangramento ocorre devido a implantação do embrião no útero, é considerado normal, mas nem todas a mulheres tem.

É um sangramento discreto e muitas vezes acompanhado de uma leve cólica, o que pode levar ainda mais a se confundir porém o aspecto do sangue é diferente com o da menstruação.

Se você conhece bem o sangue inicial do seu ciclo, pode notar alguma diferença. Saiba mais sobre Sangramento na Gravidez

Cólicas Abdominais

Dores abdominais são comuns e até esperadas, devido a uma série de fatores e hormônios, as grávidas podem se queixar de dores.

Gases, prisão de ventre e alterações hormonais podem estar ligado a essas dores que chegam a ser mais um desconforto do que dores fortes.

Ao longo da gravidez, é comum sofrer com dores também, afinal seu corpo passa por uma série de mudanças para poder carregar um bebê. Essas adaptações podem causar dores, desconfortos ,fadigas.

O que não é comum é sentir dores intensas e persistentes acompanhado de outros sintomas como sangramentos, desmaios, corrimento vaginal, etc .

Isso vale para qualquer estágio da gestação, sendo de extrema urgência procurar ajuda médica . Sentir Cólicas na gravidez! O que pode ser?

Náuseas e Enjoos

Ainda não se sabem a causa correta das origens do enjoos, mas sabemos que cerca de 80% das grávidas sofrem com náuseas e vômitos.

Isso pode estar ligado aos hormônios e nos aspectos gastrointestinais, já que gestantes se sentem saciadas com maior facilidade, e qualquer coisa que se come dar a sensação de estar “empanturrada” fazendo com que o alimento volte muitas vezes .

A aversão a cheiros fortes também é outro fator que esta ligado as náuseas. Aquele perfume que você tanto adorava, na gravidez pode ser que você tome “abuso” do cheiro, fazendo com que fique nauseada e até mesmo vomitar só de senti-lo.

É importante saber que sentir enjoos durante a gravidez é normal.

Indico procurar ajuda médica quando os vômitos são frequentes e por tempo muito prolongado, impedindo que se alimente corretamente e até mesmo venha a perder peso.

Barriga Inchada

Outro sintoma que pode confundir com sintomas pré-menstruais é a barriga inchada. Isso ocorre por que seu corpo está se preparando para gerar o seu bebê.

O crescimento real da barriga acontece por volta do 5° mês e em algumas mulheres podem aparecer apenas no 7° mês.

Outro fator que causa a barriga inchada, é o acúmulo de gases e a ingestão de certos tipos de alimentos que demoram mais pra digerir.

Aversão a Cheiros Fortes

Já falamos que cheiros fortes podem causar náuseas e enjoos, e em algumas mulheres, até vomito .

Cheiros ruins de álcool, fumaça ,cigarro, gasolina, produtos e cosméticos, são campeões em fazer as grávidas sentirem esses desconforto.

A sensibilidade do olfato é algo incrível que só gestante podem saber como é. Isso faz com que sentimos qualquer cheiro 2 vezes mais forte do que realmente é, falo por experiência própria, parece até que viramos “mutantes” por ser tão forte essa característica em algumas grávidas .

É bem comum sentir essa sensibilidade e é perfeitamente normal.

Um conselho que posso dar é sempre andar com uma balinha de hortelã na bolsa, ajuda bastante .

Paladar e Olfato Aguçado

É justamente o que acabamos de falar. Grávidas experimentam sensações incríveis durante a gestação, assim como o ofalto, o paladar também pode sofrer algumas alterações.

Comidas que antes você adorava, podem te causar enjoos só de sentir o cheiro e consequêntemente você não come, e o contrário também é verdadeiro.

Os desejos alimentares também estão inclusos aqui, pois você pode sentir vontade de comer coisas que odiava ou coisas “estranhas ” digamos assim .

Segundo o Dr Pedro Pinheiro, formado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de janeiro, especialista em medicina, os desejos alimentares podem estar ligado a alteração e aumento dos hormônios, e os desejos por coisas estranhas como tijolos ou algo do tipo, podem ser sinal de deficiência de nutrientes como ferro, zinco ou selênio .

Aumento do Sono

Um forte cansaço toma conta das gestantes no início da gravidez, e é comum. Seu bebê precisa de toda a energia pra poder crescer e se desenvolver, e seu corpo tem que se adaptar a isso, alterando o seu metabolismo.

O sono excessivo também faz parte e tudo que você quer no meio do dia é tirar uma soneca .

Isso acontece devido ao aumentos dos hormônios e além de desenvolver o bebê, a grávida precisa desenvolver também a placenta para nutri-lo ao longo da gravidez.

Minha dica é, descanse máximo que puder, tire sonecas e tente descansar alguns minutos por mais vezes durante o dia. Sono em excesso na gravidez: Saiba o que pode ser!

Vontade frequente de urinar

Notou que foi ao banheiro mais vezes do que o habitual ? Pois é! Esse também é um sintoma de gravidez.

Isso ocorre por que há redução da capacidade da sua bexiga de segurar o xixi por muito tempo, devido aos hormônios.

Por isso é bem comum que grávidas sintam vontade de urinar toda hora. Esse aumento da frequência urinária surge em quase todas as grávidas, e é perfeitamente normal.

Fique atenta ao aspecto do xixi, pois ele também pode indicar como as “coisas” estão andando na sua gravidez .

Por exemplo, se seu xixi está escuro e você sente dor ou ardência ao urinar, pode ser que você esteja com infecção urinária e precisa ser tratada ou pode trazer consequências sérias a sua gravidez.

Portanto busque ajuda médica caso sinta alguns desses sintomas.

Tontura

De repente você começou a ver as “coisas girando” ao seu redor e teve que sentar pra poder acalmar. Esse também é um forte indício de gravidez .

O motivo é eles novamente, os hormônios, que podem elevar a sua pressão arterial.

É bem comum que quase todas as grávidas passam por isso, principalmente quando a alimentação não anda muito bem.

Procure ajuda médica se você sabe da existência da sua gravidez e essa tontura for frequente e intensa .

Corrimento vaginal

Surge no início da gravidez e também pode te indicar como anda a sua saúde. No início alguma mulheres notam que o corrimento está com uma cor meio rosada.

Esse corrimento é normal e pode ser devido a implantação do óvulo fecundado.

O corrimento em alguns casos dura até o fim da gravidez e é causado pela estimulação hormonal . É considerado normal quando seu aspecto é leitoso, de cor branca ou transparente e sem cheiro .

Sempre verifique se há alguma alteração no aspecto do corrimento. De repente passou a vir de cor amarelada ou amarronzada , e com cheiro ruim, é importante comunicar ao seu médico para ele fazer uma avaliação pra saber se estar tudo certo com a sua saúde e a do seu bebê. Leia sobre Causas do Corrimento na Gravidez 

Mamas sensíveis

No início você vai perceber que suas mamas estão mais sensiveis ao toque, podendo estar também um pouco mais aumentados e com as auréolas mais escuras que o normal.

São seus seios se preparando para amamentar seu bebê, e os hormônios mais uma vez entra em ação .

Podem surgir algumas veias e também os módulos de Montgomery, são glândulas mamárias que ajudam a manter a auréola lubrificada .

É um processo bem notável na gravidez e algumas mamães até gostam dessa sensação.

Conforme a gestação vai ocorrendo, eles vão ficando cada vez maiores e você pode até ver um pouco de colostro (pequenas quantidade do primeiro leite) saindo das suas mamas.

Quais são os testes de gravidez

Sentiu alguns desses sintomas e ainda não sabe se está grávida , a primeira coisa que você precisa fazer é um teste de gravidez confiável. Leia Quais são os melhores Testes de Gravidez 

Quando digo confiável, eu falo dos testes que esão próprios para dectar a gestação e que são aprovados pela Anvisa.

Isso por que existem por ai testes caseiros com água sanitária dentre outras coisas, que não tem nenhuma comprovação científica de que funciona e ainda coloca a sua saúde em risco.

Por isso, não caia nesses “conselhos” de fazer teste caseiro, já procura logo um que seja confiável .

O tempo mais indicado pra fazer um teste de gravidez é logo quando nota-se que a menstruação atrasou.

Mas se você tem uma desconfiança mesmo antes da menstruação atrasar e sentir alguma dos sintomas descritos, você já pode fazer o teste.

Normalmente leva em torno de 3 semanas após a relacão para os teste poderem detectar a gravidez.

Measuring rods

Teste de farmácia

O mais clássico desse tipo de teste é o de tira que você encontra em farmácia .Você coloca a tira mergulhada em sua urina até a linha indicada em um pequeno recipiente que acompanha o teste.

Um traço vermelho é negativo e dois traços são positivo e fica pronto em 1 min.

Ele detecta o hormônio hCG pela urina, por isso e importante esperar o atraso da menstruação, por que é nesse periodo que o hormônio pode ter uma concentração grande o suficiente para ser dectado com 99.99% de certeza no caso de um positivo.

Teste sanguíneo

Esse é o mais confiável por que ele detecta o hCG diretamente do sangue.

Porém também é indicado é esperar o atraso menstrual ou pelo menos 3 semanas após a relação para ser detectado algo, mas ele e mais sensível, e pode detectar o hormônio com um pouco menos de concentração do que o de urina

Ele é feito através dos laboratórios e é coletado uma pequena amostra do seu sangue para análise.

Fica em pronto em torno de 3 horas a 1 dia, dependendo da clínica, e se caso for positivo, você já pode ir pensando no enxovalzinho rsrs

O que fazer depois do positivo

Com seu resultado positivo em mãos, a primeira coisa que é indicado fazer, depois de contar aos familiares e próximos claro rsrs , é você ir em um posto de saúde, as UBS, mais próxima de sua residência.

O grupo responsável pela área que você reside irá te passar todas as orientações e até mesmo a data para o início do pré natal, caso seja acompanhada pelo SUS (sistema único de saúde) .

Já na primeira consulta, a médica pode ou não pedir uma ultrassom para ver como está o inicio da gravidez e a saúde do bebe.

Mas Isso vai depender do quanto de tempo que você está grávida , já que antes da 4° semana de gestação não é possível indentificar nenhum embrião.

Notas da autora

Meu primeiro sintoma de gravidez não foi o atraso menstrual, como de comum entre as mulheres gestantes.

Costumo dizer que meu primeiro sintoma foi o instinto materno, por que estava desconfiando de uma gravidez bem antes da data prevista da minha menstruação .

Eu estava viajando quando senti os primeiros sintomas, que na verdade foram bem sutis, quase que imperceptíveis, mas conhecendo bem o meu corpo sabia que algo de diferente estava acontecendo comigo

O que me fez levar a fazer um teste de gravidez antes do atraso, foi o meu olfato que estava bastante aguçado e somente isso.

Eu podia sentir cheiros a 1 metrô de distancia e como disse no artigo acima, parece que criamos habilidades “mutânticas’ na gravidez.

Alem de sentir cheiros fortes, também senti pequenas pontadas de cólicas que são foram bem sutis, mas que também me fizeram desconfiar de uma gestação.

Logo após voltar de viagem, eu fiz um teste de farmácia e pah! La estava meu positivo com duas tiras vermelhas.

Foi um baque, mesmo desconfiada e já sabendo que o resultado iria dar positivo.

O instinto maternal é incrível e pude senti-lo antes mesmo de qualquer sintoma determinante de uma gravidez.

Por isso eu digo , fique bem atenta aos sinais do seu corpo, ele te avisa quando algo está diferente, e se você o conhecê-lo bem, você vai notar que um bebê pode estar caminho, antes de qualquer exame .

Um beijo pra você que leu até aqui 😘

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

Período Fértil: Aprenda o que é e como calcular

0
O período fértil é um intervalo de tempo dentro do ciclo menstrual, em que o corpo da mulher está pronto pra uma gestação. Diferente dos...
Ciclo Mesntrual: Saiba o que é e como calcular

Ciclo Menstrual: Saiba o que é e como calcular

0
O ciclo menstrual é um processo natural que acontece em todas as mulheres férteis quando atinge a adolescência Podemos dizer que é um processo de...
Gravidez ectópica: tudo o que você precisa saber

Gravidez Ectópica: Tudo o que você precisa saber

0
A gravidez ectópica acontece quando o óvulo que é fecundado implanta-se em alguma outra estrutura que não é o útero, sendo nas trompas nos...

Sintomas de Gravidez: Os 11 Principais Sintomas

0
Boa parte das mulheres já sentiram esses sintomas de gravidez ja se perguntaram alguma vez na vida " Será que estou grávida? ". Se você...

Testes de gravidez: Qual é o melhor e mais confiável

0
Os testes de gravidez foram criados em 1960, mas foi em meados de 1990 que eles se tornaram mais precisos e confiáveis e a...