InícioGravidezTampão mucoso: o que é e como identificar

Tampão mucoso: o que é e como identificar

-

O seu bebê está para chegar e você fica totalmente alerta. Pesquisa sobre todos os assuntos relacionados à gravidez e à maternidade e algumas de suas dúvidas estão relacionadas ao tampão mucoso.

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre ele antes da gravidez e é natural ter dúvidas sobre um conceito novo, principalmente se você for mãe de primeira viagem. 

A gravidez como um todo é uma experiência e tanto, mas as semanas que antecedem a chegada do bebê são especialmente marcantes para as mães.

É natural ficar atenta a qualquer sinal de mudança em seu corpo. Nesses momentos a ansiedade aumenta e você quer garantir que o parto aconteça da melhor forma. 

A ideia de não ter certeza sobre o que pode acontecer deixa as futuras mães inseguras. Mas isso não precisa ser um problema.

Cada gravidez se desenvolve à sua maneira e não existe um manual que determine tudo o que vai acontecer até o parto nem como vai acontecer. 

Mas existem cada vez mais informações sobre assuntos como o tampão mucoso. Certamente o seu médico já te falou algo sobre ele. 

Além disso, aqui no blog, produzimos diversos conteúdos para te deixar bem informada e mais tranquila sobre os diversos temas que permeiam a gravidez e a maternidade.

E, se a sua preocupação está relacionada ao tampão mucoso, este artigo vai te ajudar. Nos próximos tópicos vamos tirar as dúvidas mais recorrentes sobre o assunto.  

Você vai saber o que é tampão mucoso, como identificá-lo, quando ele sai, o que fazer depois que ele sair e em que casos ele pode sair precocemente. 

Veja os tópicos seguintes e tire suas dúvidas.

O que é o tampão mucoso?

A partir do início da gravidez, o organismo feminino toma diversas providências para proteger e garantir o bem-estar do bebê. O tampão mucoso é uma delas. 

Podemos defini-lo como uma camada de muco que se acumula para manter fechado o canal vaginal, impedindo que bactérias e outros microrganismos cheguem ao útero. 

Como o bebê, em seu desenvolvimento, ainda é muito frágil, o objetivo do tampão mucoso é impedir que possíveis infecções o atinjam.

Por isso o colo do útero, a princípio, precisa se manter bem fechado. Mas, com o avanço da gestação, ele vai amolecendo.

- Continua Depois da Publicidade -

É no momento em que o organismo está se preparando para o trabalho de parto que o tampão mucoso é liberado. 

Ele pode sair por inteiro ou em pedaços. Nesse segundo caso, pode ser que a futura mamãe nem perceba a secreção.

Por se tratar de uma secreção incomum, muitas mães se assustam e pensam que pode haver algum problema com o bebê.

Mas o tampão mucoso nada mais é que uma espécie de tampa ou rolha, que protege o colo do útero para que o bebê se desenvolva da melhor maneira. 

A liberação desse fluido gelatinoso significa apenas que o seu corpo está se preparando para o parto. Confira dicas para se preparar para o parto

Mas agora você deve estar se perguntando como é o aspecto do tampão mucoso e como saber se sua saída está dentro do esperado ou se houve alguma alteração preocupante.

Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.  

Como identificar o tampão mucoso?

Muitas mulheres ficam em dúvida ao detectarem o surgimento de uma secreção nas últimas semanas da gestação. Será que ele é mesmo o tampão mucoso?

Isso acontece porque a aparência do tampão mucoso pode variar e ele pode ser confundido com o corrimento vaginal.

Normalmente o tampão mucoso tem uma textura gelatinosa, viscosa e pegajosa. E sua coloração pode ser bem clara, rosada, vermelha ou terrosa. 

Caso a coloração seja vermelha ou terrosa (próxima ao marrom), a possível presença de sangue é um fator que assusta as futuras mães.

Principalmente se a mãe em questão tiver uma amiga ou familiar cujo tampão mucoso saiu com uma coloração totalmente clara, quase transparente.

É claro que conhecer a experiência de outras mães pode te ajudar a se preparar para o parto, mas tenha em mente que cada organismo reage e produz secreções diferentes.

Não é anormal que no momento do amolecimento do colo do útero alguns vasos sanguíneos se rompam alterando a coloração do tampão mucoso.

Mas também é comum que ele tenha a aparência de uma clara de ovo, com a cor mais clara ou rosada.

- Continua Depois da Publicidade -

Quanto ao tamanho, quando sai inteiro, ele costuma medir entre 4 e 5 centímetros. E quanto à consistência, ela pode variar desde a de uma clara de ovo cru até a de uma gelatina firme. 

Muitas mulheres têm a preocupação de confundir a saída do tampão mucoso com o rompimento da bolsa de líquido amniótico. 

Mas é por conta das características apontadas acima que essa confusão raramente é feita. O líquido amniótico tem a textura muito mais aguada e não gelatinosa.

Além disso, o tampão mucoso costuma sair alguns dias ou semanas antes do dia do parto, como veremos no tópico seguinte, enquanto a bolsa se rompe faltando pouco tempo para a chegada do bebê.

Quando o tampão mucoso sai?

A saída do tampão mucoso normalmente indica que o parto está próximo. Isso porque quando o organismo não precisa mais dele, o bebê já está na fase final de sua formação, ou seja, praticamente pronto para nascer.

Caso o tampão saia antes do final do terceiro trimestre, não necessariamente o bebê estará em perigo, mas estará exposto a possíveis infecções.

Nesse caso, é muito importante procurar o médico assim que você identificar esse muco gelatinoso, para que ele te oriente e procure identificar a razão da saída do tampão.

Caso isso aconteça, pode ser que você tenha que tomar mais alguns cuidados além dos já adotados, de acordo com as recomendações do médico. 

Normalmente, porém, o tampão mucoso costuma sair a partir da 36ª semana de gestação, mas pode ser que ele saia somente na 42ª semana.

Em situações mais raras, ele só sai durante o trabalho de parto, quando o bebê já está prestes a nascer. Mas é mais comum que ele saia até cerca de três semanas antes.

Então, o melhor é não utilizá-lo como parâmetro para saber quando é a hora do parto, pois pode ser inclusive que ele saia aos poucos e você nem o identifique.

Quanto tempo depois da saída do tampão eu entro em trabalho de parto?

Você não deve usar o momento da saída do tampão como o ponto de partida para uma contagem regressiva para a chegada do bebê.

A partir da saída do tampão, o parto pode ser uma questão de horas ou até de semanas. 

Como o tampão impede a dilatação do colo do útero, a saída dele indica que as dilatações podem começar a qualquer momento.

Ou seja, com a saída do tampão, seu corpo está se preparando para o parto, o que não significa que ele vá ocorrer em poucas horas.

- Continua Depois da Publicidade -

Pode ser que após o aparecimento do muco que compõe o tampão, o trabalho de parto ainda demore algumas semanas. Portanto, contenha a ansiedade. 

Por outro lado, pode acontecer sim de a saída do tampão acontecer quase na hora da chegada do bebê. Então, como saber o que fazer?

A partir do momento que o tampão sair, você deve ficar atenta a outros sinais do trabalho de parto para ter a certeza de que o grande momento está chegando.

Os principais sinais do trabalho de parto são o rompimento da bolsa de líquido amniótico e as contrações, que ocorrem em intervalos cada vez mais curtos. 

O que fazer depois que o tampão sair?

A saída do tampão mucoso dentro do tempo previsto  e sem sintomas – como dores mais intensas ou sangramento – não indica a necessidade de correr para o hospital.

Mas é recomendado que você agende uma visita ao seu médico assim que isso acontecer. Assim, ele poderá avaliar melhor a situação.

A partir da saída do tampão, as contrações podem começar. Então, você deve ficar atenta a elas e a qualquer outro sinal que possa indicar o início do trabalho de parto. 

O grande desafio nesse momento é não ser dominada pela ansiedade. Pode ser que o parto ainda demore alguns dias ou semanas.

Depois da avaliação do médico, pode ser que ainda não haja indícios do trabalho de parto. 

Nessa situação, enquanto aguarda a chegada do bebê, você pode aproveitar para preparar a mala da maternidade, com tudo o que você e ele vão precisar. 

Além disso, você pode fazer exercícios específicos de ioga e praticar técnicas de alongamento que vão ajudar o bebê a se encaixar na melhor posição para facilitar o parto. 

Você pode também preparar uma playlist para a maternidade e fazer outras atividades que te ajudem a afastar a ansiedade, como dançar ou caminhar.

É importante que você se sinta bem física e mentalmente para que o trabalho de parto se inicie naturalmente e o nascimento do seu bebê ocorra num contexto de tranquilidade. 

Perda precoce do tampão mucoso

Caso você perca o tampão mucoso logo no início da gravidez, o seu bebê estará exposto a possíveis infecções, mas essa situação não será permanente.

O próprio corpo detecta a ausência desse muco tão importante e costuma produzir um novo tampão para proteger o útero.

Mesmo assim, haverá um período de maior suscetibilidade à infecções. Então, caso o tampão seja liberado precocemente, é muito importante que o seu médico seja informado sobre isso.

Por outro lado, caso o tampão mucoso saia a partir do fim do segundo trimestre e antes da chegada da 36ª semana, a recomendação é que você procure o médico imediatamente para avaliar a possibilidade de parto prematuro. 

O importante é manter a calma e providenciar as boas vindas para o seu bebê. Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas e desejamos que o seu parto seja tranquilo e que você aproveite esse momento tão especial. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

O que é o método BLw

Método BLW: O que é e como fazer?

0
Se o seu bebê está prestes a completar seis meses de idade e só se alimenta com o leite materno, está chegando o momento...
Desenvolvimento da 11º semana de gestação

Desenvolvimento da gravidez:11ª semana de gestação

0
O fim do terceiro trimestre se aproxima e hoje é dia de falar sobre a 11ª semana de gestação em nossa série sobre o desenvolvimento...

Oii mamãe, voce deseja receber nossas novidades em seu email?